3 tópicos da tecnologia que vão impactar os negócios em 2022

Trabalho híbrido, segurança cibernética e Internet das Coisas: aspectos importantes para empresas em 2022. Pandemia e crise econômica também precisam ser consideradas para quem administra o próprio negócio

Todos imaginavam que a pandemia causada pelo novo coronavírus já estaria perto do fim em 2022. Mas uma nova cepa, a Ômicron, tem causado um aumento significativo de casos em todo o mundo. Graças à vacinação, os sintomas têm sido leves e o número de internações também não se compara ao que foi visto em 2020, por exemplo. Ainda assim, o cenário tem impactos diversos. E a tecnologia, assim como a internet, não escapam desse cenário.

Diante disso, há muitas pessoas se perguntando o que vai ser da tecnologia em mais um ano tão atribulado? Como ela vai impactar o trabalho diário? A internet continuará sendo uma aliada nas funções do dia a dia? Estamos ficando cada vez mais reféns desse modelo de sociedade? Bom, essa e outras questões têm aparecido com frequência.

Para tentar elucidar algumas dúvidas, pontuamos 3 tópicos que certamente estão inseridos no debate sobre o que será do mundo empresarial em 2022, aliado com uma discussão sobre tecnologia e internet.

1.Trabalho híbrido será o novo normal?

Após os últimos dois anos, não haverá volta à forma como costumávamos trabalhar antes da Covid-19. Os funcionários querem um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Trabalhar em casa significa, entre outras coisas, que não há mais luta para encontrar creches se a escola estiver fechada ou uma criança estiver doente.

As empresas que adotaram um ambiente de trabalho híbrido também estão encontrando benefícios. Os funcionários ficam mais felizes e os custos operacionais são menores, já que os escritórios ficam mais tempo vazios. Os empregadores também estão descobrindo que muitos trabalhadores remotos são mais produtivos sem as interrupções e distrações que acontecem naturalmente em um ambiente de trabalho compartilhado.

Mas nem tudo são flores. Especialistas em recursos humanos e administração afirmam que o trabalho remoto pode causar uma sensação de isolamento por falta de conexão com os colegas de trabalho. Ou seja, é preciso supervisionar o trabalho remoto para que ele seja de fato produtivo e benéfico para todas as partes.

Um ponto importante é a tecnologia usada para isso. Consultores afirmam que é importante criar ferramentas de conversação a fim de que todos estejam em sintonia, assim como adaptar e-mails e grupos de trabalho que possam ser identificáveis com facilidade pelos funcionários.

2. Como as pequenas e médias empresas podem melhorar sua segurança cibernética?

Para fugir da crise atual, muitas pessoas decidiram investir em negócios próprios. Criaram seus sites, plataformas e despejaram informações sensíveis na internet. Até mesmo para quem adotou o trabalho remoto, estar em casa compartilhando documentos e informações sensíveis se tornou algo corriqueiro. Mas isso tem um problema que afeta sobretudo pequenos e médios empreendedores.

Uma pesquisa recente da State of Cybersecurity Report do Ponemon Institute mostrou que 66% das pequenas e médias empresas relataram ter sido vítimas de um ataque hacker em 2021. Infelizmente, 45% dessas mesmas empresas afirmaram que não estavam preparadas para mitigar o ataque quando ele aconteceu.

Desta forma, é fundamental que as empresas adotem medidas de segurança em seus sistemas. Criptografia, autenticação em duas etapas e senhas fortes são algumas estratégias que precisam ser colocadas em prática rapidamente para evitar mais problemas em 2022.

3. O uso da Internet das Coisas vai aumentar?

Objetos físicos que contêm sensores, capacidade de processamento e software para conectá-los à internet têm sido comumente chamados de Internet das Coisas (IoT). No passado, exemplos de IoT seriam um interruptor de luz e travas de portas – todos os quais podem ser operados por meio de seu telefone celular. Mas as coisas mudaram. Agora, com a chegada da tecnologia 5G, as empresas estão começando a adotar esses dispositivos para coletar dados e automatizar funções anteriormente mecânicas.

A IoT pode trazer benefícios reais para reduzir custos, aumentar a eficiência e fornecer dados em tempo real para ajudar as empresas a serem ágeis na tomada de decisões. Ainda assim, é preciso dizer que essa tecnologia necessita de ajustes, pois ainda é muito vulnerável. Se isso acontecer ao longo de 2022, teremos uma revolução ainda mais importante.