Conheça três ferramentas de gestão para empresas

Saiba como essas ferramentas podem auxiliar no gerenciamento de uma empresa

As responsabilidades atribuídas na gestão de um negócio podem exigir muito de um empreendedor, por isso as ferramentas de gerenciamento para empresas podem contribuir com as principais atividades executadas no dia a dia de uma gestão empresarial. Os aplicativos e sistemas que te ajudam na organização de tarefas também são importantes, mas nessa edição vamos apresentar ferramentas ligadas às metodologias utilizadas para melhorar ainda mais o processo de gerenciamento de um negócio, influenciando diretamente nos seus resultados. Entre as suas vantagens, é possível organizar o processo de venda, monitorar os seus investimentos e administrar melhor os seus recursos.

Business Canvas Model

O Business Canvas Model, também conhecido como quadro de modelo de negócios, está entre as principais ferramentas de gestão para empreendedores. O Canvas é um modelo de tabela com nove etapas de planejamento de negócios, que vão organizar as suas atividades e não deixar nenhuma ação importante de lado. No Business Canvas Model, os elementos que devem ser preenchidos são: proposta de valor, segmentos de clientes, canais, relacionamento com clientes, fontes de receita, recursos, atividades, parcerias e estrutura de custos. Cada um desses blocos deve ter as informações necessárias para descrever os seus projetos, desta maneira, você consegue ter uma visão ampliada e até pode mapear com mais facilidade cada atividade.

Análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta que vai te ajudar a conhecer melhor a sua empresa e fazer uma avaliação profunda do seu negócio. Através dessa análise você se baseia em informações concretas e úteis que vão te auxiliar a fazer um bom planejamento. A sigla SWOT significa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). E a análise SWOT consiste em avaliar essas quatro questões dentro da sua empresa. Ou seja, quando fizer a análise SWOT, você vai analisar quais são os seus pontos fortes e os pontos fracos, quais são as oportunidades de negócio e quais ameaças podem afetar a sua empresa. Ao fazer essa avaliação você consegue prevenir e alterar possíveis falhas, reforçar pontos positivo e investir seus recursos em oportunidades que realmente vão trazer resultados.

KPI – Key Performance Indicator

Monitorar a execução das ações conforme o que foi programado é tão importante quanto o planejamento e para acompanhar essas ações existe o KPI (Key Performance Indicator). O KPI ou indicador-chave de desempenho é uma métrica que indica como está o andamento das suas estratégias, se elas estão sendo eficientes e se os resultados obtidos estão de acordo com o planejado. Entre os inúmeros indicadores que você pode avaliar, é recomendado que você selecione aqueles que realmente possam refletir os seus resultados e que sejam relevantes para a sua empresa.

Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.