ASTROBLOG

E-commerce: Você sabe o que é?

Você provavelmente já deve ter notado que cada vez mais as empresas estão presentes na internet, como já citamos nesse post aqui, ter um site se tornou essencial para qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado, porém o e-commerce não é apenas um site. O e-commerce, também chamado de comércio eletrônico, é a venda realizada através de uma loja virtual. Nesse tipo de venda, o cliente não precisa ir até à loja física do fabricante ou vendedor, tudo o que ele precisa para realizar a compra está na plataforma da empresa que está vendendo o produto. 

Hoje em dia já existem outros meios de comércio online, mas que não são por meio do e-commerce, por isso deve-se tomar cuidado para não confundir as diferentes plataformas. O marketplace, por exemplo, é uma plataforma de venda onde em um único site, o cliente pode comprar produtos de diferentes empresas, como acontece no Walmart, Lojas Americanas e Magazine Luiza, entre outras plataformas. Já no e-commerce, é apenas uma única empresa que realiza a venda, além disso, todo o processo de compra é feito pelo próprio cliente, sem um mediador.

Por ser uma plataforma única da empresa vendedora, o e-commerce oferece maior liberdade, pois permite que a sua empresa faça a estrutura da loja virtual da maneira que preferir e que for melhor para o seu negócio, podendo inclusive se adaptar às alterações que queira fazer. O e-commerce também permite um design personalizado, onde a cara da sua loja será a identidade visual da sua marca. Através da loja virtual você automatiza diversas ações, otimizando o tempo e o investimento que a sua empresa gasta no processo de venda do seu produto. 

No e-commerce a sua relação com o seu cliente torna-se mais dinâmica, pois uma loja virtual não possui hora para abrir ou fechar. Assim, o consumidor pode comprar na hora que for mais conveniente para ele, mesmo que seja fora do horário comercial, em que normalmente as lojas físicas trabalham. Através dessa plataforma não é necessário ter alguém disponível todo o tempo para que o cliente consiga comprar, já que todo o processo de compra é feito por ele próprio. 

A estrutura de uma loja virtual também é uma vantagem para o seu negócio, pois o investimento para manter um e-commerce é bem menor do que o necessário em uma loja comum. No seu site é possível disponibilizar todas as percepções sobre o seu produto, sem a necessidade de um mostruário. Além disso, com o seu cliente tendo acesso às informações, as suas dúvidas serão tiradas com mais facilidade, tornando a venda até mais objetiva. Outra vantagem que só o e-commerce oferece são as ferramentas do marketing digital que estão disponíveis apenas para essa plataforma.

Como sempre gostamos de lembrar, toda a estratégia de marketing online deve ser bem planejada e com o e-commerce não é diferente, por isso é importante que a sua loja virtual seja estruturada da melhor forma para atender as necessidades da sua empresa. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o e-commerce, você deve estar se perguntando: afinal, o que preciso fazer para ter uma loja online? 

Entre em contato com a Plataformanet e te guiaremos em todo o processo de criação do seu e-commerce, desde o design do seu site e a sua estruturação até o cadastro de produtos e divulgação da loja virtual. Nossos especialistas estarão disponíveis para tirar todas as suas dúvidas. 
 

< Voltar