ASTROBLOG

E-reader: Conheça o leitor de livro digitais

Entenda a diferença entre o e-reader e o tablet, como funciona o Kindle e quais os outros leitores digitais disponíveis

O leitor de livros digitais, também chamado de e-reader, é um dispositivo semelhante a um tablet e permite que a pessoa leia conteúdo online, como os eBooks (livros digitais), por exemplo. O diferencial dos e-readers está na tela E-Ink, utilizada para tornar a leitura mais agradável e menos cansativa. Essa tecnologia, diferente das telas de celulares e tablets, busca simular o papel impresso, proporcionando mais conforto ao leitor e evitando os problemas que são ocasionados através da exposição excessiva às luzes das telas comuns. Assim, o leitor de livros digitais se tornou uma alternativa para os livros físicos e tem o objetivo de trazer mais praticidade.

O usuário pode carregar os seus livros com mais facilidade, pois e-reader comporta vários livros dentro de um único dispositivo relativamente pequeno. Este aparelho também permite comprar livros mais acessíveis, uma vez que os eBooks são normalmente mais baratos que os livros físicos. Além da possibilidade de adquirir livros em qualquer lugar, o que pode tornar até mais fácil encontrar aquele livro que você nunca conseguiu achar na livraria. O Kindle, o Lev e o Kobo estão entre as principais marcas de e-readers disponíveis no Brasil.

Kindle

O Kindle é um e-reader desenvolvido pela Amazon e possui três modelos, o Kindle, o Kindle Paperwhite e o Kindle Oasis. A resolução e iluminação da tela, o seu tamanho e a capacidade de armazenamento são algumas das configurações que mudam de um modelo para o outro. Entre as suas características, os dispositivos da Amazon possuem tela antirreflexo, conexão Wi-Fi, tamanho de fontes ajustável e recursos como destacar trechos, marcar páginas, fazer anotações no livro e consultar alguma palavra no dicionário. Alguns modelos também possuem resistência à água.

Os eBooks podem ser adquiridos através da Amazon, acessando a loja pelo computador ou pelo próprio Kindle. Após a compra, os livros ficam disponíveis nos dispositivos sincronizados à conta que o usuário utilizou para realizar a aquisição. Outros conteúdos também podem ser adicionados ao e-reader, entre os formatos aceitos estão os arquivos em PDF, documentos em Word ou em formato Mobi. O Kindle básico tem capacidade de armazenamento de 4 GB, o Kindle Paperwhite e o Kindle Oasis têm as opções de armazenamento de 8 GB ou 32 GB.

Lev

O Lev é o e-reader da Saraiva, disponível nos modelos Lev Neo e Lev Fit. Assim como o Kindle e outros aparelhos desse segmento, o Lev também possui a tela E-Ink para permitir uma leitura mais confortável. O modelo Lev Fit possui capacidade de armazenamento de 4 GB e o Lev Neo tem armazenamento de 8 GB, além da iluminação LED com ajuste de intensidade e resolução HD.

O Lev possui conexão Wi-Fi, entrada USB para carregar a bateria e transferir arquivos, botão lateral para facilitar a troca de páginas quando o usuário utilizar o aparelho com apenas uma mão, entrada para cartão microSD, com memória expansível em até 32 GB e o dispositivo já vem com acesso à loja Saraiva. Através do aplicativo Lev, disponível para Android, iOS e computadores, os eBooks adquiridos no e-reader também ficam disponíveis para leitura em outros dispositivos.

Kobo

O Kobo é um e-reader disponibilizado no Brasil pela Livraria Cultura e possui conectividade Wi-Fi com armazenamento de 4 GB. Entre os seus recursos, o Kobo tem dicionário e tradutor instantâneo, que podem ser acessados com apenas um toque na palavra que deseja saber o significado ou traduzir. Também é possível buscar palavras do texto no Google e na Wikipédia, além de grifar trechos e fazer anotações. Assim como no Kindle e no Lev, esse e-reader também permite sincronizar os seus eBooks através do aplicativo Kobo, disponível para iOS, Android e computadores.

 

Este conteúdo é produzido pela agência de marketing digital Plataformanet  e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

Crédito da imagem: Unsplash

< Voltar