Meta começa a testar Notas da Comunidade no Facebook, Instagram e Threads
Novo recurso vai substituir o sistema de checagem e moderação de organizações independentes

A Meta anunciou que iniciará os testes com as Notas da Comunidade nas suas redes sociais, incluindo o Facebook, o Instagram e o Threads. Segundo a empresa de Mark Zuckerberg, os testes começaram no dia 18 de março somente nos Estados Unidos. Mas em um primeiro momento as notas não serão exibidas publicamente, uma vez que o sistema de escrita e classificação será analisado para verificarem se funciona corretamente. As Notas da Comunidades da Meta possuem uma dinâmica semelhante ao recurso com o mesmo nome que já existe na rede social X (antigo Twitter).
Em janeiro deste ano (2025), a Meta comunicou o encerramento do programa de verificação de fatos em parceria com as agências independentes que realizavam a moderação de conteúdo nas redes sociais da companhia. Então, a empresa passou a adotar o sistema de Notas da Comunidade para substituir a checagem de fatos.
Como funcionam as Notas da Comunidade do Facebook, Instagram e Threads?
No comunicado em que anuncia o lançamento do recurso, a própria Meta informou que as suas Notas da Comunidade utilizam como base o algoritmo de código aberto do X (antigo Twitter). Ou seja, a ferramenta funciona de forma semelhante ao recurso que encontramos na rede social de Elon Musk. Através dela, os usuários podem escrever notas para adicionar contexto, apontar inconsistências ou corrigir informações falsas em publicações postadas no Facebook, no Instagram e no Threads.
Os textos das Notas da Comunidade devem ter até 500 caracteres e os usuários precisarão incluir um link de referência para fundamentar os apontamentos da nota. Após o envio dela, os colaboradores da comunidade avaliam se a nota é realmente útil. Caso tenha avaliações suficientes de acordo com os requisitos da plataforma, a nota será adicionada ao post. Porém, a Meta não apontou critérios claros para essas avaliações.
Na apresentação da ferramenta, a companhia declarou que “as notas não serão publicadas a menos que colaboradores com uma diversidade de pontos de vista concordem amplamente com elas. Aqui, não se trata de decisão pela maioria. Não importa quantos colaboradores concordem com uma nota, ela não será publicada a menos que as pessoas que normalmente discordam decidam que ela fornece um contexto útil”.
Para utilizar o recurso, os usuários precisam ter mais de 18 anos e uma conta na rede social com mais de seis meses. Além disso, a conta dos colaboradores deve possuir um número de telefone verificado ou contar com a autenticação de dois fatores. Mesmo limitadas apenas aos Estados Unidos a princípio, as Notas da Comunidade estarão disponíveis em seis idiomas: inglês, espanhol, chinês, vietnamita, francês e português. De acordo com a Meta, com exceção dos anúncios, os usuários poderão enviar notas sobre quase todos os tipos de conteúdos e publicações do Facebook, Instagram e Threads.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.