ASTROBLOG

O que é Google Analytics?

Conheça a poderosa plataforma do Google para análise de dados em sites e aplicativos 

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google e já conhecido por profissionais especializados em métricas de sites. Isso acontece porque quando falamos em marketing digital, o Google concentra uma boa parte das estratégias desenvolvidas para promover negócios na internet. Plataformas para anúncios, ferramentas de publicação, gerenciamento de perfis comerciais e práticas em SEO são apenas alguns exemplos de ações de marketing eficientes produzidas por e para o Google. Por isso, neste conteúdo do caderno, vamos trazer uma introdução ao Google Analytics para que você possa conhecer mais esse serviço, as suas principais funcionalidades e vantagens. 

O que é o Google Analytics? 

O Google Analytics reúne recursos para coleta e monitoramento de dados em sites e aplicativos com integração a outros serviços do Google. A plataforma tem o objetivo de fornecer informações relevantes sobre o acesso, o perfil e o comportamento dos visitantes. Esses dados são rastreados pelo Google e organizados em diversos tipos de relatórios para análises e acompanhamentos específicos. Por meio da ferramenta, os profissionais de marketing podem analisar os resultados do site com informações aprofundadas em tempo real. Dessa maneira, é possível avaliar a efetividade das estratégias aplicadas no site, a sua performance, as alterações e os testes necessários. 

Como funciona o Google Analytics? 

A “Página inicial” do Google Analytics exibe dados abrangentes de usuários, tráfego, desempenho e atividades em determinados períodos. O recurso de “Personalização” possibilita criar painéis de controle, atalhos, relatórios e alertas personalizados para a customização de acordo com as demandas da conta administrada. Em "Relatórios", é possível visualizar os relatórios padrões gerados pelo Google Analytics com uma visão geral dos visitantes do site e observações detalhadas. O recurso disponibiliza dados sobre: 

- público-alvo: usuários ativos, características (idade e sexo), interesses, localização, comportamento, dispositivos utilizados no acesso, entre outras informações; 

- aquisição: origem do tráfego (tráfego pago e trafego orgânico, por exemplo), Search Console, redes sociais e Google Ads; 

- comportamento: atividades dos usuários no site, visualizações das páginas, tempo médio de acesso, taxa de rejeição e demais interações que o visitante possa ter com o site; 

- conversões: desempenho em relação às metas e aos investimentos. 

Para utilizar o Google Analytics, é necessário acessar a plataforma e criar ou fazer login com uma conta do Google. O criador da conta tem a função de “Administrador” no Google Analytics e é responsável por definir as configurações solicitadas para o compartilhamento de dados. Depois dessa etapa, o “Administrador” ou quem tiver a função de “Editor” pode criar uma propriedade que será o site a ser monitorado. A plataforma permite adicionar até 100 propriedades em uma única conta do Google Analytics. As diferentes propriedades podem ser acessadas no seletor localizado no topo da página inicial do serviço. Ao finalizar a criação de uma propriedade, o Google gera uma tag (código javascript) exclusiva e que deve ser inserida no site para iniciar a coleta de dados e geração de análises. 

O serviço do Google passa por atualizações constantes e, atualmente, está na quarta geração com o Google Analytics 4 (GA4). A versão anterior, o Universal Analytics, será desativada gradualmente em 2023. 

Qual a importância do Google Analytics? 

O Google Analytics apresenta soluções importantes para a mensuração de resultados e permite que equipes de marketing digital possam entender a jornada dos usuários em todos os sites e aplicativos de uma empresa. Tudo isso auxilia no desenvolvimento de estratégias de sucesso com melhor aproveitamento de oportunidades e diagnósticos para aperfeiçoamento.  

 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia. 

Fonte: Google Analytics, Rock Content 

Imagem: Reprodução Google 

< Voltar