ASTROBLOG

O que preciso saber para comprar um computador?

Saiba quais configurações do computador você deve analisar antes de comprar um novo

Hoje em dia, no meio de tantas possibilidades que existem no mundo da tecnologia, os diversos termos e especificações podem acabar nos confundindo na hora de escolher um computador para chamar de seu. Tanto nos desktops (PCs), quanto nos notebooks, existem uma série de características que devemos observar antes de adquirir uma máquina nova. Por isso, nessa edição vamos explicar o que são as principais especificações utilizadas nos computadores e quais as diferenças entre as suas configurações.

Processador

O processador é responsável por executar todas as tarefas do seu computador e tem como funções básicas, receber a entrada de dados, processar esses dados e fornecer os dados de saída. Ele é o cérebro da sua máquina e o seu desempenho influencia em tudo que você fizer no seu desktop ou notebook. Entre os principais fabricantes de processadores estão a Intel e AMD, sendo a Intel a mais utilizada. Os principais processadores da Intel são Core i3, i5, i7 e i9, mas a empresa também trabalha com as linhas Celeron e Pentium, consideradas mais básicas.

A diferença entre os processadores Core i3, i5, i7 e i9 está no seu desempenho. O Intel Core i5 possui um desempenho maior que o Core i3, e o i7 maior que o i5. Enquanto o i9 é o lançamento mais recente da Intel e indicado para usos realmente específicos. A escolha de cada um depende do uso que você faz do seu computador, se for executar tarefas básicas, talvez não necessite de um desempenho tão alto assim. Também existem as classificações dual-core, quad-core, entre outras, que especificam a quantidade de processadores físicos (core). E aqui a classificação funciona da mesma forma, quanto maior a quantidade, melhor o desempenho.

Entre as suas linhas, a AMD conta com os processadores Athlon, Sempron, Phenom, FX, série A (APU) e Ryzen. A linha de processadores Ryzen é a mais recente e com os melhores desempenhos da fabricante.

Memória RAM

A memória RAM é utilizada para armazenar o que estiver aberto ou funcionando naquele momento, enquanto você está utilizando o computador, como uma memória temporária. Quanto maior a capacidade de memória RAM você tiver, mais coisas você poderá fazer ao mesmo tempo e melhor será o tempo de resposta do seu computador. As capacidades disponíveis mais comuns é de 4GB, 8GB e 16GB, essa última é mais indicada para aplicações em PCs e notebooks que realmente exijam muita capacidade, como por exemplo em computadores usados para jogos ou em programas de edição de imagem.

HD

A capacidade de armazenamento do HD é o quanto de espaço o seu notebook ou PC terá para guardar os seus dados, documentos, programas, etc. Normalmente, a capacidade disponibilizada pelos fabricantes é de 500GB e 1TB, tendo esse último o dobro de capacidade do primeiro. Aqui é importante lembrar que também existe o SSD, que pode ser utilizado em notebooks e em desktops. Assim como o HD, o SSD é usado para armazenar arquivos, porém a forma que faz esse armazenamento é diferente. O SSD não utiliza um movimento mecânico como o HD, essa característica faz com que seja mais silencioso e eficiente, além de possuir uma capacidade de transferência de arquivos muito maior que a do HD, aumentando consideravelmente a velocidade do sistema.

Sistema operacional

O sistema operacional é responsável por gerenciar todas as funções do seu computador, dos seus programas e recursos até os processadores e o armazenamento. É ele que vai fazer a comunicação entre todas essas funções. 

O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo e atualmente, está na versão 10, mas ainda são comercializadas as versões 7 e 8. O Linux é mais utilizado por desenvolvedores e possui diversas versões (distribuições GNU/Linux), as mais populares são Manjaro, Mint e Ubuntu, que já foi a mais utilizada do mundo. E por último, temos o macOS, utilizado em notebooks e desktops da Apple e é o um sistema operacional dedicado para esses hardwares. Atualmente, está disponível na versão Mojave e o lançamento da versão Catalina está programado para o dia 19 de setembro de 2019.

Placa de vídeo

A placa de vídeo, ou placa gráfica, pode ser onboard (placa de vídeo integrada) ou offboard (placa de vídeo dedicada). A placa de vídeo onboard é inserida na placa mãe, usando a memória e processador do próprio computador. Enquanto a placa de vídeo offboard é um componente a parte, com uma memória e um processador dedicada só para ela, o que faz essa opção ter um desempenho bem maior. Se você utiliza o seu desktop ou notebook para funções mais básicas, como e-mails e planilhas, uma placa de vídeo integrada já pode suprir as suas necessidades. Porém, se você quer usar o seu computador para edições gráficas, jogos e assistir filmes, uma placa de vídeo dedicada é mais indicada.

Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

< Voltar