ASTROBLOG

Outbound x Inbound

Quando pesquisamos sobre marketing de empresas, é comum encontrarmos as estratégias divididas em Outbound Marketing e Inbound Marketing. Aprender sobre esses dois conceitos é importante para que você saiba utilizar a melhor estratégia de marketing para a sua empresa.

O Outbound Marketing é uma estratégia ativa de prospecção de clientes, onde a empresa vai até o cliente para abordá-lo. Enquanto que o Inbound Marketing cria estratégias para atrair potenciais clientes até a empresa. Cada uma dessas estratégias possui a sua função e podem ser indicadas de acordo com o perfil do seu negócio, além da possibilidade de integração.

Outbound Marketing

O Outbound é realizado por meio de anúncios, propagandas e contato direto com o cliente. As estratégias de marketing desse tipo são introduzidas no dia a dia do consumidor, indo até ele. Algumas das formas mais comuns de Outbound Marketing são:

- Flyers e folders;

- Telemarketing;

- Propaganda de TV e rádio;

- Google Ads e AdSense, entre outros.

Quando a venda dos produtos e serviços é mais complexa, como em negociações entre empresas (B2B – Business to Business) e com valor médio mais alto (valor do ticket mais alto), o Outbound é mais recomendado por proporcionar um contato mais próximo e direto com o potencial cliente.

O Outbound Marketing também pode ser indicado em situações onde a experiência de venda é rápida, em contato direto com o cliente (B2C – Business to Consumer) e o ticket médio é baixo. Os valores investidos costumam ser um pouco mais altos, porém o retorno de investimento normalmente é mais rápido.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de prospecção passiva de clientes. Nele, a empresa cria estratégias que possam atrair o cliente até ela. No Inbound, a empresa não aborda diretamente o cliente, mas cria caminhos que o leve a conhecer a sua marca e seja levado ao processo de compra ou, para que lembre de você na próxima vez em que for comprar o produto ou serviço que o seu negócio oferece.

A principal estratégia utilizada aqui é a criação de conteúdo, publicado através de blogs, sites, redes sociais, landing pages e-books. Esse conteúdo não serve apenas para atrair o cliente, mas também o prepara e o guia até a finalização da compra. As chances de concretização da venda são maiores porque o cliente foi preparado para isso, porém é uma estratégia em que os resultados podem levar um tempo maior para acontecer. Mas a fidelização acontece de maneira mais espontânea, através de conteúdos ricos recebidos pelo cliente.

Conclusão

Hoje em dia, quando se fala de marketing, muitos colocam o Inbound Marketing como prioridade, algumas vezes até excluindo o Outbound Marketing. Mas é necessário entender que um não anula ou exclui o outro, as duas estratégias podem e devem utilizadas. Por isso, realizar análises e planejamento é essencial. Gostou do nosso post e quer conhecer mais sobre o Outbound e Inbound Marketing? Entre em contato com a Plataformanet! Podemos te orientar e encontrar as estratégias que melhor se encaixam na sua empresa.

< Voltar