Branding

Branding é um conjunto de estratégias e ações gerenciadas para desenvolver a identidade de uma marca. Essas ações buscam criar e transmitir ao público as características que representam a empresa, como valores, propósito e personalidade.

O planejamento de Branding utiliza estratégias de marketing e design com o objetivo de conectar a sua marca com o seu público, sempre de acordo com o perfil do seu negócio. O gerenciamento de marca leva em consideração os principais elementos que devem ser usados para representar de maneira correta a sua personalidade e os seus diferenciais, por exemplo, se o seu segmento exige rigor e seriedade em sua postura ou se a sua empresa tem público (e identidade) jovial e descontraído.

A criação do logotipo e do manual de marca são os primeiros passos para o desenvolvimento de uma identidade para o seu negócio.

Logotipo

O logotipo é o principal elemento visual que representa uma empresa. É através do logotipo que o público identifica a sua marca em todos as suas referências visuais, como produtos, sites, redes sociais, materiais impressos etc. Ao fazer parte da identidade visual e do branding de uma empresa, a criação do logotipo segue os conceitos de design sobre composição de cores, formas, tipografia, entre outros elementos utilizados para representar a personalidade da empresa.

Manual de identidade visual

O manual de identidade visual ou manual de marca é o documento que registra a padronização e as regras de aplicação dos elementos visuais da empresa, incluindo o logotipo, a tipografia, as cores e todos os detalhes que compõem a identidade visual de uma marca. O desenvolvimento de um manual de marca é essencial para garantir a aplicação exata da identidade visual da sua empresa, respeitando as suas características.

Um ótimo exemplo de branding e identidade visual é a Coca-Cola. A marca possui elementos tão representativos que mesmo quando aplicados em outras situações, é possível reconhecer a empresa, como a fonte (tipo de letra) utilizada em seu nome no logotipo ou sua composição de cores, por exemplo.

Além do Branding desenvolvido na criação de uma empresa, ações constantes para modernização da marca são conhecidas como Rebranding e são essenciais para manter a imagem do seu negócio sempre atualizada.

 

Entre em contato com a Plataformanet e conheça as estratégias de desenvolvimento e gerenciamento de marca. Nossa equipe de design está pronta para tirar todas suas dúvidas.