ASTROBLOG

Clubhouse: a nova rede social do momento

Entenda o que é e como funciona o Clubhouse

O Clubhouse é a nova rede social baseada em conversas por áudio que vem ganhando popularidade e conquistando usuários famosos, como Mark Zuckerberg, fundador do Facebook; Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX; Oprah Winffrey; Anitta; Luciano Huck; entre outras celebridades internacionais e nacionais. Disponível apenas para iPhone (iOS), o Clubhouse ainda está em fase de testes, sem previsão de lançamento para dispositivos Android. A rede social foi fundada em 2020 por Paul Davison e Rohan Seth, empresários do Vale do Silício.

Como o Clubhouse funciona?

O Clubhouse permite apenas interações por áudio na plataforma. Essas interações na rede social funcionam através de conversas em grupo iniciadas em clubes e salas abertas pelos usuários. Para realizar o cadastro e acessar a plataforma, é necessário utilizar um convite enviado por uma pessoa que já esteja usando o Clubhouse. O número de convites é limitado, ou seja, mesmo que queiram convidar várias pessoas, os usuários possuem uma quantidade limitada de convites para distribuir. Esse motivo e o fato de ainda estar disponível somente para iPhone fazem com que o Clubhouse ganhe ainda mais o status de exclusividade.

Ao criar um perfil na rede social, é possível selecionar tópicos de interesse para receber sugestões de grupos ou eventos sobre diversos temas. Os usuários podem criar salas abertas para qualquer pessoa acessar, salas apenas para as pessoas que segue ou iniciar grupos só com amigos selecionados. Em um chat no Clubhouse, os participantes podem ser ouvintes (listeners) ou podem falar durante a conversa (speakers), caso o anfitrião tenha permitido. No app não é possível enviar textos e imagens, os usuários podem utilizar somente os chats de voz para se comunicar. E, apesar da semelhança com os podcasts, as conversas no Clubhouse são sempre ao vivo, sem gravações ou edições. Após a sala ser finalizada, a conversa não fica disponível para ser acessada depois.

A plataforma também possibilita criar eventos com data e hora marcados para iniciar o chat. As conversas que estão em andamento e as salas que estão agendadas para acontecer em breve podem ser visualizadas e acessadas pelos usuários da rede social. Para entrar uma conversa, basta selecionar o chat. Em um primeiro momento, o usuário entrará na sala apenas como ouvinte. Se quiser interagir na conversa, é necessário solicitar que o moderador libere a sua participação como "speaker”. 

O Clubhouse é uma plataforma recente que ainda está em versão beta de testes. Porém, a nova rede social está em processo de desenvolvimento e já conta com dois milhões de usuários, segundo dados da própria empresa.

Este conteúdo é produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

 

Fonte: TechTudo, Tecnoblog
Imagem: Envato

< Voltar