Como se informar pela internet e evitar as fake news

Vejas as melhores dicas sobre a melhor maneira de informar-se utilizando a tecnologia
Com o avanço da internet o acesso às informações se tornou mais fácil, basta alguns cliques e você já pode ler sobre todos os assuntos que podem ser acessados pelo computador ou celular. Através dessa facilidade, tornou-se mais simples ficar por dentro das notícias, tanto da sua região, quanto de qualquer outro lugar no mundo. Porém, essa facilidade também possui outras consequências: a disseminação de notícias falsas. Assim como a tecnologia facilitou o compartilhamento de informações importantes e verdadeiras, o desenvolvimento das mídias pode ser usado para espalhar as famosas fake news.
Apesar de abrir um caminho considerável para dar voz às pautas importantes que antes não tinham tanta visibilidade, como os conteúdos criados pelas comunidades da periferia, por exemplo, esse espaço da internet também é usado por pessoas que querem compartilhar diversas informações falsas e com diferentes objetivos. Projetos de lei e outras medidas estão sendo debatidas para combater compartilhamento de fake news. Por isso, os serviços de checagem de notícias têm crescido e ganhado cada vez mais relevância, inclusive dentro dos maiores veículos de imprensa no Brasil. Um exemplo de checagem de informações é Fato ou Fake, lançado pelo G1. Nessa seção, o site de notícias esclarece se os textos, áudios e vídeos espalhados através das redes sociais são mentirosos ou verdadeiros.
Outra maneira simples de confirmar a veracidade de uma informação recebida pelo WhatsApp ou Facebook, por exemplo, é procurar a fonte dessa informação, se ela não puder ser encontrada em nenhum veículo oficial de imprensa, as chances de a informação ser falsa são maiores. Os portais de notícias possuem perfis verificados nas redes sociais, como as páginas oficiais no Facebook, onde você pode ficar por dentro das notícias com segurança. Os perfis oficiais também servem para que você possa identificar a veracidade de determinada promoção ou sorteio ligados a uma empresa, normalmente, o regulamento dessa ação é divulgado no perfil oficial.
Algumas recomendações gerais também são válidas para identificar se você está recebendo uma fake news:
– Avalie o texto, veja se o texto compartilhado possui erros gramaticais ou ortográficos, argumentos repetitivos e contradições.
– Cuidado com imagens apelativas. Em geral, fotos com apelo emocional são compartilhadas para provocar comoção ou indignação e incentivar que você passe a informação falsa a diante.
Quem está nas redes sociais também pode contribuir para combater o compartilhamento de fake news. Plataformas como o Facebook, o Instagram e o Twitter permitem que você denuncie caso veja um post falso.
Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.