ASTROBLOG

Como usar o Marketing para escalar suas vendas

O marketing pode e deve ser usado para escalar as suas vendas e, para fazer isso acontecer, é preciso entender que as áreas de marketing e vendas estão conectadas e dependem uma da outra. A equipe de vendas depende do marketing para gerar as oportunidades de venda e o marketing depende do vendedor para que as oportunidades criadas sejam bem aproveitadas. Assim, o marketing se torna essencial já que cada vez mais os clientes estão com mais acesso à informação e também mais exigentes.

Então para conquistar esses clientes você precisa conhecer o caminho que o cliente faz desde o primeiro contato com a sua empresa até finalizar a compra do produto. Analisar as etapas desse caminho que a pessoa vai passar até se tornar o seu cliente, te ajuda a entender o que você vai precisar fazer e quais estratégias utilizar para guiá-lo até você fazer a sua venda.

Essas etapas podem ser organizadas através do funil de vendas, que mostra a jornada de compra do cliente. Basicamente, as etapas do funil de vendas é atrair visitantes para conhecer a sua marca; converter esses visitantes em Leads, captando dados como nome e email; criar um relacionamento com esse Lead, preparando essa pessoa para a última etapa; aproveitar as oportunidades criadas na etapa anterior e concretizar a venda do seu produto. E para colocar o marketing de atração em prática, nós utilizamos o Inbound Marketing.

O princípio dessa estratégia é fazer com que o cliente chegue até você, oferecendo a ele conteúdos relevantes e conquistando a sua atenção. Esse conteúdo mostra que você realmente entende sobre o seu segmento, que faz com que ele conheça a sua marca e as vantagens de escolher o seu produto, ao invés do concorrente. O formato desses conteúdos (como ebooks, por exemplo) vai depender dos canais de comunicação que o seu público-alvo utiliza e do conhecimento que você quer passar para ele.

Para colocar todas essas estratégias em ação são utilizadas ferramentas e canais de transmissão que levarão tudo isso ao seu público. Os blogs são uma forma de atrair clientes em potencial e construir um relacionamento com o seu público-alvo, publicando posts relevantes sobre o seu segmento. O Email Marketing também é uma forma de divulgar o seu conteúdo e as informações que você deseja, como promoções e vantagens da sua empresa, atraindo os seus clientes em potenciais.

Outra ferramenta essencial, é a Landing Page, uma página voltada totalmente para converter os seus visitantes em Leads. Na Landing Page, você oferece um conteúdo relevante para a pessoa e para acessá-lo, ela preenche um formulário com algumas informações, como nome, email e telefone. E para gerenciar todo esse processo que envolve o seu relacionamento com o cliente, existe o CRM (Customer Relationship Management). Através dessa ferramenta é possível organizar as ações e informações que envolvem o seu público e os seus clientes. Nesse post nós explicamos um pouco mais sobre o CRM.

Como você pode ver, dentro do marketing existe um mundo de estratégias e ferramentas que podem ser utilizadas no seu negócio. Mas não precisa se assustar com todas essas possibilidades, a Plataformanet está aqui justamente para te ajudar. Nós planejamos e colocamos em prática cada estratégia pensando no perfil da sua empresa. A Plataformanet também é parceira da RD Station, que oferece as melhores ferramentas que citamos nesse post e muito mais. Entre em contato com a gente e veja o que podemos fazer pela sua marca.