Conheça os principais serviços de armazenamento na nuvem

Entenda como funciona a computação em nuvem e saiba mais sobre os serviços disponíveis para utilizar essa tecnologia

A tecnologia de armazenamento na nuvem (cloud) consiste em guardar e acessar arquivos em uma plataforma virtual, assim os seus dados e documentos ficam armazenados em um serviço online. Através da sincronização, esses arquivos ficam disponíveis para ser acessados em qualquer dispositivo compatível com o serviço de armazenamento, como computadores, smartphones e tablets. Ao manter os seus arquivos em um serviço de armazenamento em nuvem, eles estarão protegidos dos problemas que podem ocorrer em outros tipos de locais de armazenamento, como erros de conexão, impactos, quedas e perdas de pen drives e HDs externos.

Google Drive

O Google Drive é um serviço disponibilizado para os usuários que possuem uma conta Google e permite armazenar, abrir e editar arquivos em todos os dispositivos compatíveis com o serviço, como computadores, iPhones, iPads e aparelhos Android. Para os smartphones e os tablets, o Google Drive está disponível através do seu próprio aplicativo. O usuário do Google Drive pode fazer o upload de arquivos e pastas, criar documentos, planilhas e formulários e fazer a sincronização desses arquivos com outros dispositivos.

O serviço de armazenamento disponibiliza 15 GB de espaço gratuitamente e esse espaço é compartilhado entre o Google Drive, o Gmail e o Google Fotos. Os itens na lixeira, inclusive os e-mails em Spam e a lixeira do Gmail também ocupam o espaço disponível. O Google Drive possibilita compartilhar os arquivos e pastas com outros usuários do serviço. Essas outras pessoas podem visualizar, comentar e, até mesmo, editar os documentos compartilhados. O Google Drive pode ser uma opção de backup dos seus arquivos, já que possibilita sincronizar a sua conta em vários aparelhos e fazer o backup de pastas no computador.

Além do espaço disponível de forma gratuita, também é possível comprar mais espaço de armazenamento. O Google oferece algumas opções de assinaturas de armazenamento com pagamento mensal ou anual, além da possibilidade de alterar a sua conta e fazer uma assinatura para ter acesso ao Google One. Os preços dos planos de assinatura vão variar de acordo com o tamanho de armazenamento desejado, assim como outros benefícios oferecidos somente para os assinantes.

iCloud Drive

O iCloud Drive é o sistema de armazenamento na nuvem oferecido pela Apple e que pode ser usado em dispositivos da marca como o iPhone, iPad e Mac, mas também está disponível para computadores com Windows e pode ser acessado através do aplicativo, do navegador e do software iCloud para Windows. Esse serviço permite salvar, criar e editar arquivos de vários apps compatíveis com o iCloud Drive. Além disso, você pode atualizar os arquivos e as pastas em todos os dispositivos conectados na mesma conta, permitindo acessar esses arquivos em aparelhos diferentes onde esteja utilizando o iCloud.

Para acessar o serviço de armazenamento na nuvem, é necessário utilizar o ID Apple: a conta pessoal usada para acessar os serviços da Apple. Quem usa o iCloud Drive também pode compartilhar os seus arquivos com outros usuários da plataforma. O iCloud oferece 5 GB de armazenamento e, além do iCloud Drive, esse espaço de armazenamento é utilizado para o Backup, Fotos e Mail do iCloud. Caso seja necessário, é possível escolher entre os planos de assinatura disponível para ter mais espaço disponível.

OneDrive

Ao utilizar uma conta Microsoft, é possível ter acesso ao OneDrive, um serviço de armazenamento online que permite armazenar e acessar arquivos na nuvem, criar pastas, documentos, planilhas e editar os arquivos salvos em todos os dispositivos conectados. Assim como acontece em outros serviços de armazenamento na nuvem, o OneDrive também possibilita o compartilhamento dos seus documentos e fotos com outras pessoas. A Microsoft disponibiliza 5 GB de espaço gratuitamente e oferece planos de assinatura para ter acesso a mais espaço de armazenamento. Os planos do pacote Office também oferecem um tamanho maior de armazenamento entre os seus benefícios.

O OneDrive pode ser usado através do navegador para salvar diversos tipos de arquivos e pastas. A sincronização do OneDrive também pode ser feita no Windows e, inclusive, permite utilizar o OneDrive no “Explorador de Arquivos”. Os arquivos do Office, como um documento Word podem ser salvos diretamente do computador para a nuvem, basta optar pela opção OneDrive em “Salvar como” e estar logado em sua conta. Além disso, o OneDrive também possui aplicativo disponível para dispositivos Android, iPhones e iPads.

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos, atalhos e documentos do Dropbox Paper e tem uma proposta um pouco diferente das outras plataformas que citamos, o objetivo desse serviço é mais próximo a funcionar como um espaço de compartilhamento de conteúdo e ferramentas dentro das equipes de trabalho. Ao compartilhar arquivos com outros usuários, é possível receber comentários, como feedbacks e sugestões. Além disso, pode-se também enviar um documento para ser editado por outra pessoa ou editar um documento que foi compartilhado como você.

A conta básica do Dropbox disponibiliza 2 GB de espaço de armazenamento, mas esse espaço pode ser expandido através dos planos de assinatura, que oferecem benefícios para contas pessoais ou comerciais. O Dropbox pode ser acessado pelo navegador, ser instalado no computador e ainda existe a opção de utilizar o aplicativo que está disponível para smartphones.

Este conteúdo é produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

Imagem: Freepik