ASTROBLOG

ESports e as grandes empresas no mundo gamer

Os eSports são modalidades de competições profissionais de esportes eletrônicos, que já ocupam um espaço enorme no mercado e só cresce ainda mais. A audiência dos campeonatos aumenta a cada competição, tendo inclusive transmissão pela TV e lotação em arenas. Assim como as premiações oferecidas aos atletas, no CBLoL 2018 (Campeonato Brasileiro de League of Legends), por exemplo, o time campeão levou R$ 70 mil e o segundo lugar, R$ 40 mil.

Dentro do eSports, existem diversas modalidades e entre os jogos mais famosos estão o Fornite, Counter Strike (CS:GO), Rainbow Six, DotA 2, League of Legends, FIFA e PES. Cada um possui seus próprios campeonatos nacionais, regionais e até mundiais, com grandes investimentos das empresas desenvolvedoras, além dos patrocínios das empresas de outros segmentos.

Por causa de todo esse crescimento, o eSports está recebendo cada vez mais atenção das marcas que não estão necessariamente no mesmo mercado de games, mas que veem potencial na audiência que o público gamer tem a oferecer. Essas empresas estão transmitindo as competições, patrocinando   campeonatos e equipes e, algumas possuem o seu próprio time.

Um bom exemplo disso é a Gillette. Entre as suas estratégias, a marca mobilizou embaixadores gamers, como o apresentador, Tiago Leifert e o atleta de eSports, Gabriel “Kami” Bohm; promoveu um reality show de preparação de jogadores, o Gillette ULT, além de ter sido a primeira patrocinadora do CBLoL (Campeonato Brasileiro de League of Legends). A Netshoes promoveu em 2018 o seu próprio campeonato de FIFA, a Copa Netshoes E-sports. A competição tinha o objetivo de selecionar novos jogadores para a sua equipe.

Algumas marcas possuem os seus próprios times e, inclusive colocando o seu nome na equipe. Entre essas empresas está a Vivo, com o time de eSports Vivo Keyd, com equipes de League of Legends, CS:GO (feminino e masculino), Rainbow Six e Free Fire. A Kalunga fez o mesmo caminho e se juntou ao Red Canids, tornando-se patrocinadora master da equipe. E até a gigante Coca-Cola resolveu investir nos eSports, patrocinando o time de League of Legends da paiN Gaming.

E além das grandes empresas, clubes de futebol também têm investido nesse mercado. Entre os times que mais se destacam está o Flamengo eSports, que com apenas dois anos de formação, já ganha destaque nos campeonatos de League of Legends. Além das empresas patrocinadoras de times e competições, o eSport também está chamando a atenção de grandes emissoras. O SporTV e a ESPN já transmitem os campeonatos oficiais, além de programas voltados para o público de eSports.

Gostou do nosso post? A Plataformanet é uma empresa de marketing digital, que está pronta para desenvolver as melhores e mais atuais estratégias para a sua marca. Entre em contato com a gente!

< Voltar