ASTROBLOG

Funções dos smartphones para situações de emergência

Conheça os botões e modos de segurança que os celulares possuem e saiba como utilizá-los

Você sabia que entre as várias funcionalidades do seu celular, você também pode usá-lo para te ajudar em uma emergência? Além de trazer as principais novidades do mundo da tecnologia para você, a função deste caderno é mostrar como a tecnologia pode ser usada para melhorar cada vez mais o seu dia a dia. Então, nessa edição vamos mostrar algumas funções de segurança que os smartphones possuem e ensinar como utilizá-las. Essas funções variam de acordo com o modelo de celular, mas todas tem o mesmo princípio: te auxiliar em uma situação de emergência.

Samsung

Em seus celulares, a Samsung tem a opção de mandar uma mensagem com a localização do usuário para os contatos escolhidos previamente. E isso pode ser feito apenas apertando três vezes o botão de ligar e desligar (ao lado do telefone). Assim, caso seja necessário, você pode mandar a sua localização para os seus contatos, sem ao menos precisar desbloquear a tela do celular. Para ativar essa função, nós preparamos um passo a passo para você.

- Abra as Configurações (Config.) no seu celular. Dependendo do modelo do seu smartphone, esta função estará em Privacidade e segurança ou em Recursos avançados.

- Após acessar esse item, clique em Enviar mensagens SOS e depois habilite a função clicando no botão ao lado de Desativado.

- Depois de ativar, aparecerá uma tela com os Termos e Condições dessa função. Selecione Li e concordo com todos os termos e condição acima. e depois em Concordo.

- Após isso, clique em Adicionar para selecionar os contatos que podem receber a mensagem.

- Escolha o destinatário adicionando um novo contato ou selecionando um já existente.

- Após selecionar o contato que deseja, clique em OK. Quando terminar de adicionar todos os contatos, clique na seta à esquerda para retornar na tela anterior.

Depois de configurado, basta pressionar botão de ligar e desligar (ao lado do telefone) três vezes rapidamente para enviar uma mensagem SOS com a sua localização para o contato de emergência que você selecionou.

Apple

Os smartphones da Apple também possuem recurso SOS de Emergência. A ligação realizada através do recurso SOS é feita diretamente para o número de emergência local. E quando a ligação de emergência é finalizada, um alerta é enviado com uma mensagem de texto para os seus contatos que foram selecionados como contatos de emergência.

- Caso queira configurar essa opção, abra os Ajustes, depois clique em SOS de Emergência e ative a Ligação Automática.

- Para adicionar um contato de emergência, clique em Configurar contatos de emergência. Aparecerá em sua tela a Ficha Médica, onde você poderá preencher com as suas principais informações. Clique em editar e depois, pressione o ícone verde em adicionar contato para emergências. Após selecionar o contato que deseja, clique em OK para salvar as alterações.

- Ao fazer uma ligação de emergência do seu iPhone 8 ou posterior, você deverá manter pressionado o botão lateral e um dos botões de volume até aparecer na tela o botão SOS de Emergência. Após aparecer essa opção, basta arrastar o botão SOS de Emergência para ligar.

No iPhone 8 ou posterior, se você manter pressionado os botões da lateral e de volume ao invés de arrastar o botão SOS de Emergência, começará uma contagem regressiva e um alerta sonoro. Se você manter os botões pressionados, após finalizada a contagem regressiva, o iPhone fará a ligação de emergência automaticamente.

- Para fazer uma ligação de emergência utilizando um iPhone 7 ou modelo anterior, você deverá apertar o botão lateral (ou superior) cinco vezes rapidamente. Uma contagem aparecerá na tela e alguns segundos depois a ligação será feita diretamente para o serviço de emergência (polícia).

Após entrar no modo SOS, o seu iPhone enviará para os seus contatos de emergência a sua localização e as atualizações conforme a sua localização for alterada.

Outros modelos de smartphones, normalmente, não possuem esse recurso nativo (vindo de fábrica) que tenha essas funções. Mas em alguns celulares Android ainda é possível selecionar alguns contatos de emergência, que você poderá ligar sem precisar desbloquear o seu celular, apenas clicando em chamada de emergência. Para adicionar os números, entre em Contatos, clique em Grupos e depois em Contatos de emergência.

Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

< Voltar