ASTROBLOG

Marketplace: o que é e como funciona?

Entenda como funciona plataformas como Mercado Livre, Amazon, Americanas e sites semelhantes 

O marketplace é uma plataforma de vendas online, onde diferentes marcas podem divulgar e vender os seus produtos. Assim, a empresa que administra essa plataforma funciona como uma ponte entre os vendedores e os consumidores. Atualmente, no Brasil esse modelo de negócio é disponibilizado por diversas empresas como Amazon, Americanas, Mercado Livre e Casas Bahia, por exemplo. É importante lembrar que o marketplace funciona de maneira diferente de um e-commerce. Normalmente, o e-commerce representa uma única marca ou empresa, enquanto os marketplaces são como shoppings virtuais anunciando produtos de diversas empresas diferentes. 

Entre as suas vantagens, o marketplace oferece aos consumidores uma diversidade de produtos e marcas reunidas em um mesmo lugar. Essa característica da plataforma possibilita encontrar o produto que você deseja e pesquisar o melhor preço com mais facilidade. A segurança do site também é uma vantagem assegurada pelas plataformas. Em diversos marketplaces, as lojas anunciantes são monitoradas para garantir a segurança do processo de compra, os produtos e vendedores recebem avaliações de clientes que já compraram aquele determinado produto e os consumidores podem utilizar os campos de pergunta para tirar dúvidas com os vendedores. Normalmente, as formas de pagamento disponibilizadas e as informações solicitadas pelos marketplaces são as mesmas encontradas em outros sites de compra online. 

Além desses recursos, os marketplaces também disponibilizam ferramentas de segurança que garantem a devolução do valor pago pelo cliente, caso ele receba não receba o produto de acordo com o que foi anunciado, como a Compra Garantida do Mercado Livre, por exemplo. Alguns marketplaces podem oferecer vantagens específicas para os seus consumidores, como é o caso da Amazon que oferece descontos exclusivos e frete grátis em diversos produtos através do Amazon Prime, além dos outros benefícios que são disponibilizados pelo plano de assinatura, como acesso ao streaming de vídeo e de música da Amazon.  

A compra e venda de produtos usados também é um segmento considerável nesse setor. Sites como a OLX e o Enjoei permitem que usuários comuns possam anunciar seus produtos usados. Os clientes que tenham interesse nesses produtos podem entrar em contato diretamente com a pessoa que está vendendo. Além deles, o Facebook também possui o seu próprio marketplace e disponibiliza no aplicativo uma aba específica para esse tipo de compra e venda online. Em algumas plataformas, ainda existe a possibilidade de anunciar serviços e até mesmo propriedades, como casas e apartamentos. 

O marketplace também pode oferecer alternativas interessantes para quem deseja realizar vendas pela internet, inclusive negócios pequenos e com pouco tempo no mercado. As empresas podem utilizar essa plataforma para fazer a divulgação dos seus produtos e ganhar visibilidade, já que esses sites possuem um fluxo de clientes estabelecido e com grande quantidade de usuários. Além disso, os marketplaces permitem ganhar credibilidade para a marca ao garantir as medidas de segurança para os clientes. Desta maneira, o consumidor pode avaliar e gerar mais confiança na qualidade de seus produtos.

 

Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

< Voltar