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Mitos sobre Mídias Sociais

A utilização das mídias sociais no marketing digital está cercada de mitos, em que muitas práticas são assumidas como certas ou erradas, sem entender o contexto ou a forma como essas estratégias foram aplicadas.

Para desvendar esses mitos, explicamos neste post quais proposições não são verdadeiras e como algumas estratégias devem ser trabalhadas.

Mito #1 - Número de fãs é a principal métrica das mídias sociais

Talvez seja a métrica mais popular das mídias sociais, mas nem de longe é a mais importante. Não que não seja importante, apenas não é a principal.

O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova social de que sua empresa é engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs podem não fazer parte o seu público-alvo e não serem potenciais consumidores da sua marca.

Defina quem será o público que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas publicações cheguem a ele. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.

Mito #2 - Use o maior número de hashtags possível

O uso de hashtags (#) é uma prática importante nas mídias sociais. Funciona tanto para engajar a audiência exata como para atingir pessoas que ainda não seguem sua página. Porém, elas devem ser usadas com cautela.

Publicações com mais de 10 hashtags (ou até menos) têm uma péssima aparência e não costumam ser levadas a sério pelas pessoas por serem facilmente confundidas com spam.

Mito #3 - Meus clientes não estão nas mídias sociais

Vamos aos números de usuários presentes nas mídias sociais para desvendar esse mito:

  • Facebook: 1 bilhão +
  • YouTube: 1 bilhão +
  • Instagram: 400 milhões +
  • LinkedIn: 400 milhões +
  • Twitter: 300 milhões +
  • Pinterest: 100 milhões +

Com tantos usuários ativos nas redes sociais, será mesmo que seus clientes não estão nelas? É mais fácil você não os encontrar do que eles não estarem presentes nas mídias.

Mito #4 - Preciso estar em todas as mídias sociais

É importante saber que a forma como sua empresa utiliza uma determinada mídia social não necessariamente funcionará, se usada da mesma maneira, em outra. Cada mídia social possui diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários.

Além do mais, ao criar páginas em várias redes sociais diferentes, tenha em mente que você precisará dispor de tempo para gerir cada uma das estratégias.

Mito #5 - Quanto mais conteúdo for compartilhado, melhor

Pode parecer que, quanto mais conteúdo for compartilhado, mais pessoas serão alcançadas. Acontece que há dois tipos de feed de notícias nas mídias sociais: um é atualizado por posts recentes (Twitter, Instagram) e outro é atualizado por posts relevantes (Facebook).

No primeiro caso, postar muito conteúdo poderá chatear os fãs. Só porque eles gostam da sua marca não significa que eles consumirão toda a informação que você publica. É preciso maneirar e focar na qualidade para que os posts não sejam publicados sem gerar resultados.

No segundo caso, não adianta publicar com muita frequência se o fundamento utilizado para aparecer na timeline dos usuários é a relevância. No Facebook, os posts aparecem na timeline de acordo com a preferência dos usuários. Quanto mais você curte os posts de uma página, mais chances de você receber suas próximas atualizações.

Mito #6 - Preciso excluir os comentários negativos para manter minha imagem

Nas mídias sociais, as notícias se espalham em uma velocidade inestimável. E, dependendo do que for apagar, pode causar uma repercussão ainda maior. Não faltam exemplos de empresas imaturas nas mídias sociais que optaram por essa péssima prática e acabaram afundando ainda mais.

Lembre-se que tudo o que é postado em sua página tem visibilidade pública. Apagar um comentário negativo poderá revoltar o usuário, que comentará mais uma vez e, em alguns casos, postará o print screen do comentário apagado.

Se você deseja que sua marca mantenha uma boa reputação nas mídias sociais, aprenda a lidar com o feedback negativo. Não o ignore, principalmente, não o exclua.

Mito #7 - Não consigo gerar Leads com mídias sociais

Se você ainda acha que as mídias sociais não são canais que podem gerar Leads para seu negócio, atualize-se. As mídias sociais são canais que podem gerar leads para o seu negócio e existem cases de sucessos que comprovam.

E isso é válido tanto para anúncios quanto para publicações orgânicas. Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ e Instagram são alguns exemplos de mídias sociais que podem gerar Leads para sua empresa.

Neste post mostramos como ainda existem muitos equívocos quando falamos de mídias sociais. E para garantir que sua empresa tenha a visibilidade que deseja, é preciso gerenciá-las com cautela.

Por isso a Plataformanet conta com uma equipe especializada em mídias sociais e que pode te auxiliar com as melhoras estratégias.

*Conteúdo produzido em parceria com a Resultados Digitais.

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