ASTROBLOG

Newsletter: o que é e como funciona?

Entenda como são feitas as newsletters e quais vantagens dessa estratégia para as empresas 

A newsletter é um e-mail informativo enviado periodicamente para assinantes cadastrados em uma lista de contato. Essa ação funciona como uma estratégia de e-mail marketing e tem objetivo de estabelecer uma comunicação recorrente com o público-alvo de negócios. A newsletter permite o envio de conteúdo exclusivo para clientes em potencial, possibilitando que as empresas possam colocar em prática uma estratégia essencial para o seu marketing digital: o Inbound Marketing. Assim, ao divulgar materiais relevantes para o seu segmento e interessantes para seus consumidores, é possível desenvolver um relacionamento entre a sua empresa e o seu público. 

Como a newsletter funciona?

A newsletter funciona através do disparo de e-mails em um período determinado. O conteúdo transmitido no e-mail pode ser variado com a possibilidade de personalização conforme o perfil de pessoas que a sua empresa pretende atingir. Para ser realmente efetiva, a newsletter precisa ser adequadamente planejada e desenvolvida. Em sua primeira etapa, é necessário definir o objetivo e o direcionamento correto para o público-alvo, como promover determinados produtos, divulgar eventos ou ampliar o número de visitantes no seu site, por exemplo. O envio da newsletter precisa ser periódico, por isso, deve-se estabelecer e manter uma frequência constante para o disparo dos e-mails. 

Devido às características da newsletter, é importante selecionar uma ferramenta de e-mail marketing para fazer o envio. As ferramentas de automação de e-mail possuem funcionalidades específicas para disparar esse tipo de mensagem, evitando irregularidades que possam acontecer através do envio de e-mails em plataformas comuns. A montagem da newsletter deve respeitar a identidade visual da empresa e incluir um conteúdo organizado e de acordo com a sua audiência. 

Vantagens da newsletter 

A newsletter oferece possibilidades para empresas ampliarem seus canais de comunicação com seu público, não limitando-se apenas às redes sociais como ainda acontece frequentemente. Além disso, a newsletter proporciona uma entrega efetiva do conteúdo, pois a comunicação é direta com os seus assinantes, diferente do que acontece nas redes sociais em que as postagens não são entregues a todos os seus seguidores, por exemplo. Esse canal de comunicação eficaz é importante para desenvolver as ações de Inbound Marketing. Essa estratégia tem a finalidade de atrair a atenção do público-alvo e guiar os clientes em potencial pelo processo de compra.  

A oferta de uma assinatura de newsletter tem potencial para captar as informações de contato de consumidores (principalmente o e-mail), transformando-os em leads. Esses leads podem ser nutridos com conteúdo enviado através da newsletter e, assim, estimulados a construir um relacionamento de confiança com a marca. Todo esse processo aumenta as chances de sucesso nas vendas, uma vez que o público conhece o trabalho da sua empresa de forma autêntica e as soluções que oferece para atender suas demandas. 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e soluções digitais. 

Fonte: Rock Content 

Imagem: Freepik 

< Voltar