ASTROBLOG

O Orkut vai voltar?

Criador da plataforma publica mensagem e gera expectativas sobre a volta do Orkut

O novo questionamento em relação a volta do Orkut surgiu após a reativação do seu site oficial. O domínio orkut.com foi reativado nesta última quarta-feira (27/04/2022) e trouxe dúvidas a respeito do futuro da plataforma. Porém, a rede social ainda não tem previsão de retorno. O site exibe uma mensagem assinada pelo criador da antiga plataforma, Orkut Büyükkökten. O comunicado exalta o histórico da plataforma, fala do posicionamento das redes sociais atualmente e fornece indícios de novidades. O momento da publicação da mensagem também é significativo, pois foi lançada apenas alguns dias após o anúncio da compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk que gerou novas discussões sobre a utilização das redes sociais.

Em uma afirmação que pode ser interpretada como referência a maneira como os usuários e as redes sociais atuais se relacionam, o autor da publicação declara "(...) que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos".

A mensagem também traz reflexões sobre o uso de dados e a privacidade de pessoas na internet: "Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline”.

Por fim, o fundador do Orkut deixa indícios de um possível retorno: "Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!".

A volta do Orkut causou surpresa e gerou expectativas, porém os perfis antigos e as funcionalidades conhecidas da rede social não retornaram. Também não é possível criar uma conta na plataforma ainda. A única interação disponível na página é o registro de e-mail em um campo no fim da mensagem para receber atualizações relacionadas a plataforma.

O Orkut foi criado em 2004 pelo turco Orkut Büyükkökten, enquanto trabalhava no Google como engenheiro de software. A plataforma chegou a contar com cerca de 300 milhões de usuários ao redor do mundo, tornando-se a rede social mais popular do Brasil nos anos 2000. Ao perder espaço para as novas empresas ao longo dos anos, principalmente o Facebook, o Orkut foi desativado em setembro de 2014.

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.

Fonte: Forbes, TechTudo, Orkut

Imagem: Envato / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet