ASTROBLOG

O que é CRM e quais os benefícios para as empresas?

Entenda como funciona o CRM e conheça as vantagens da gestão de relacionamento com o cliente 

A relação entre um negócio e os seus clientes é a chave para alcançar maiores resultados. Planejar as formas de contato com o consumidor, construir um relacionamento com ele e realizar uma abordagem consciente são etapas essenciais para garantir o sucesso nas vendas. E para auxiliar os profissionais durante esse processo, diversos serviços, ferramentas e plataformas oferecem recursos importantes que otimizam o trabalho da equipe de vendas. O CRM faz parte das soluções desenvolvidas para gerenciar as interações dos negócios com os seus clientes. 

O que é CRM? 

A sigla CRM representa a expressão em inglês Customer Relationship Management e que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ou seja, o CRM compreende o conjunto de estratégias criado para administrar as ações da empresa durante o seu relacionamento com o cliente. As ferramentas e os procedimentos aplicados servem para registrar, organizar, acompanhar e analisar as atividades de contato dos seus colaboradores com o seu consumidor. Dessa maneira, o CRM possibilita centralizar informações sobre o cliente em um único lugar e oferecer suporte ao time de vendas. 

Como funciona o CRM? 

A gestão de relacionamento com o cliente pode ser feita através de plataformas integradas e desenvolvidas especialmente para esse tipo de gerenciamento de dados. O sistema do CRM permite armazenar informações importantes sobre o consumidor como nome, endereço e número de telefone, por exemplo, assim como as suas interações, incluindo ligações telefônicas, visitas ao site, entre outras formas de contato.  

Existem basicamente dois tipos de CRM: o CRM local e o CRM na nuvem. O CRM local é operado no próprio computador ou em um servidor físico da empresa e, por isso, necessita realizar a instalação do software e investir em uma equipe de TI para a manutenção. O CRM na nuvem funciona como um software online que pode ser acessado em qualquer dispositivo e a qualquer hora. A RD Station CRM e a Salesforce são dois exemplos de soluções que oferecem sistemas de CRM para negócios. 

Quais os benefícios do CRM? 

Entre as suas maiores vantagens, o CRM possibilita descobrir pontos de melhoria no atendimento, identificar oportunidades, fazer abordagens mais assertivas, personalizar a comunicação, otimizar o trabalho da equipe e, consequentemente, aumentar as vendas da empresa. Tudo isso é possível porque ao utilizar o CRM, a equipe de vendas torna-se capaz de conferir com agilidade e de forma prática todo o histórico de interações com o cliente (conquistado ou em potencial). Essas informações são essenciais para construir a melhor experiência de compra para o consumidor e potencializar o processo de vendas. 

 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia. 

Fonte: Resultados Digitais, Salesforce 

Imagem: Freepik 

< Voltar