ASTROBLOG

O que é Marketing Digital?

Conheça as estratégias de marketing utilizadas para promover empresas na internet 

O marketing digital trabalha com diferentes estratégias que buscam conectar empresas ao seu público-alvo na internet. Com a popularização da internet, esse conjunto de ações e estratégias tornou-se uma das formas mais eficientes de divulgação, porém ganhou ainda mais relevância devido ao atual momento da crise gerada pela pandemia de Covid-19. 

Através do marketing digital, qualquer empresa pode ser encontrada com mais facilidade pelo seu consumidor. O cliente não vai precisar ir até um lugar físico para conhecer a empresa, utilizando as ferramentas disponíveis na internet, o público pode conhecer os serviços ou produtos através do Google, das redes sociais ou do próprio site, por exemplo. Todas as informações sobre a empresa estarão na palma da mão, facilitando a vida do cliente e aumentando as chances de venda. 

Outro fator que aumenta as possibilidades de venda através do marketing digital, é a maneira que o consumidor decide sobre onde efetuará a sua compra. Quando necessita de um produto ou serviço, o primeiro lugar onde uma pessoa pesquisa é na internet. Ao marcar presença no ambiente virtual e divulgar conteúdo online, a empresa estará justamente onde o seu público está procurando. Essa pesquisa prévia também serve para que o consumidor ganhe confiança na marca. O fato de ter mais acesso às informações sobre o produto ou serviço auxilia o cliente na sua opção de compra e isso acontece porque quanto mais se conhece sobre a empresa, mais você pode confiar na sua eficiência.  

Com a situação atual, esse ponto de vista apenas se ampliou, já que o consumidor consegue comparar produtos e serviços com mais facilidade. As estratégias no marketing digital são pensadas com foco no perfil de cliente e direcionadas para o público-alvo. A segmentação das campanhas de marketing ajuda a investir melhor, sem desperdiçar tempo ou investimento tentando atingir um público que não tem o perfil da empresa. Outra vantagem é a possibilidade de ter um controle maior do investimento, sendo possível adaptar os valores de acordo com orçamento e objetivos de cada negócio. 

No marketing digital, também existem ferramentas que podem ser utilizadas para analisar todos os resultados que as estratégias podem trazer. Desta forma, pode-se acompanhar o andamento das campanhas de divulgação, alterando e melhorando as estratégias sempre que necessário. Essas estratégias devem ser bem pensadas e planejadas por especialistas que podem utilizar diferentes plataformas e ferramentas, como sites das marcas e campanhas de anúncios do Google. Além disso, o marketing digital também abrange a criação de conteúdo para atrair clientes (Inbound Marketing), desenvolvimento de identidade visual para a marca, produção de e-mail marketing, entre outras ferramentas. 

 

Este conteúdo foi produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando o nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

< Voltar