O que é metaverso?

Conheça o conceito que influenciou a mudança de nome do Facebook
O Facebook anunciou em outubro deste ano (2021) que estava mudando o nome da empresa para Meta. A alteração substituirá a marca Facebook Inc, porém o nome da rede social propriamente vai permanecer como Facebook. A mudança já está acontecendo e pode ser vista em produtos da empresa, ao acessar os aplicativos do Instagram e do WhatsApp, por exemplo, no local onde antes aparecia “from Facebook” está alterado para “from Meta”.
Segundo declaração do cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, a mudança ocorreu porque a “(…) marca está tão intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro”. Mark Zuckerberg explicou que acredita fazer uma transição para que as pessoas deixem de ver a empresa principalmente de mídia social para uma empresa do metaverso. O executivo ainda declarou: “com o tempo, espero que sejamos vistos como uma empresa de metaverso e quero ancorar nosso trabalho e identidade na direção do que estamos construindo”.
Mas o que é metaverso?
O metaverso é um universo ampliado virtualmente, onde as experiências que conhecemos em nosso cotidiano são imersivas e conectadas, incluindo a comunicação, o entretenimento e até mesmo os negócios. Especialistas destacam que o metaverso não é reduzido apenas a um produto ou criado por só uma empresa. Esse novo ecossistema deve permitir a interação de diversas companhias em que cada uma manterá seu propósito. A criação desse universo depende da junção de diferentes tecnologias, como a própria internet, dispositivos de realidade aumentada e de realidade virtual, criptomoedas, entre outras. As interações entre as pessoas no metaverso serão através de avatares digitais com possibilidades do mundo real ambientadas no espaço virtual, como atender a reuniões de trabalhos, encontrar com amigos ou comprar roupas, por exemplo.
O termo “metaverse” (metaverso em inglês) foi utilizado pela primeira vez pelo autor Neal Stephenson em seu livro de ficção científica “Snow Crash” em 1992. No livro, os personagens usam avatares digitais para explorar o mundo virtual. Como é possível ver, esse conceito de imersão virtual é conhecido e retratado há décadas em diversas obras, incluindo “Matrix” e “Jogador N°1”. Mas vale lembrar que o metaverso vai além da realidade virtual que conhecemos. Os dispositivos de realidade virtual poderão ser usados para introduzir as pessoas ao metaverso, no entanto para que possa ser construído e totalmente integrado, o metaverso dependerá de outras tecnologias, como as moedas digitais.
O metaverso ainda não existe completamente e o seu conceito não pode ser definido com exatidão. Porém grandes empresas já estão desenvolvendo soluções para colocar suas experiências no metaverso em prática. Além do Facebook, empresas desenvolvedoras como Roblox, Epic Games e Microsoft já estão investindo nessa nova realidade.
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Fonte: G1, TechTudo, Fortune, CNBC
Imagem: Freepik