ASTROBLOG

O que faz uma agência de marketing digital?

Conheça os serviços que uma agência de marketing digital como a Plataformanet pode oferecer e a sua importância para os negócios 

As agências de marketing digital disponibilizam uma ampla variedade de serviços para promover marcas na internet. Para isso, profissionais de diferentes áreas trabalham para desenvolver estratégias com o objetivo de ampliar o alcance do seu negócio, criar conexões entre a empresa e o seu público-alvo, estabelecer um relacionamento com os consumidores e potencializar os seus resultados em vendas. Os conjuntos de estratégias desenvolvidas no marketing digital podem ser direcionados para os mais diversos segmentos do mercado e adaptados para empresas pequenas, médias e grandes. 

Criação de sites 

criação de um site é um dos primeiros passos para uma empresa estabelecer sua presença online e está entre os principais serviços que uma agência de marketing digital pode disponibilizar. Esse serviço é personalizado de acordo com o perfil de cada negócio e os seus objetivos. Atualmente, existem diferentes tipos de sites e processos de criação que podem ser moldados conforme as características do projeto, como orçamento, público B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer), modelo de negócio, entre outros fatores.  

A atualização de sites já existentes, assim como toda a sua remodelação também é uma solução disponibilizada para empresas por agências no mercado. Além disso, é possível contar com esses profissionais para auxiliar no desenvolvimento de sites através de plataformas prontas para criação de lojas virtuais que já oferecem uma estrutura pré-moldada, mas que ainda exigem outras etapas para o desenvolvimento de todo o e-commerce. A definição do melhor tipo de site para cada negócio é feita em conjunto com os especialistas que desenvolvem o projeto, ao analisar todas as especificidades e disponibilizar as opções mais apropriadas. 

Anúncios na internet 

As campanhas de anúncios para divulgação de negócios na internet são produzidas pelas agências especializadas em plataformas como o Google e as redes sociais. Esses anúncios podem ser utilizados para promover marcas, produtos, serviços, eventos, promoções, lançamentos e demais objetivos. As empresas anunciantes também podem personalizar suas campanhas levando em consideração os resultados que desejam alcançar, o perfil de negócio, a região de atuação, o seu público-alvo e o orçamento que pretende investir. 

Os anúncios exibidos através dos produtos do Google (buscador, Google Shopping, YouTube etc.) são desenvolvidos a partir do Google Ads, um serviço próprio para divulgar empresas no mundo digital. Além disso, as agências de marketing digital que fazem parte do Google Partners oferecem às empresas acesso aos benefícios disponibilizados exclusivamente para os parceiros do Google. As possibilidades de anúncios na internet também se estendem para as redes sociais com diversos formatos disponíveis para publicidade no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e até mesmo no TikTok. Cada mídia social oferece aos negócios opções variadas em suas plataformas e serviços próprios para o desenvolvimento das campanhas de anúncio, assim como acontece com o Google Ads.  

As equipes de marketing digital desenvolvem todas as etapas necessárias para a criação de anúncios online, realizando a elaboração do projetos conforme os objetivos e o perfil da empresa, a criação do conteúdo que será divulgado, a produção das campanhas nas plataformas digitais, o gerenciamento dos anúncios publicados e o acompanhamento dos resultados com dados assertivos. 

Gestão de redes sociais 

gerenciamento profissional de redes sociais é essencial para a construção de um relacionamento entre as empresas e os seus públicos. Diferente da espontaneidade dos perfis pessoais, o perfil de um negócio nas mídias sociais necessita de uma gestão bem planejada para representar a marca de maneira correta e passar a mensagem ideal para o seu consumidor. Para garantir esses resultados, as agências de marketing digital desenvolvem um planejamento e constroem uma conta comercial a partir da análise sobre as características da empresa e do seu público-alvo, como setor do mercado e forma de consumo, por exemplo. 

A gestão de redes sociais também comtempla a aplicação da identidade visual da empresa de maneira apropriada nas publicações, direcionamento correto para cada tipo de plataforma, criação de conteúdo personalizado, a programação dos posts com antecedência, o acompanhamento dos resultados, entre outros processos necessários para o gerenciamento de um perfil comercial. 

Design e Conteúdo 

As áreas de design e conteúdo estão diretamente ligadas aos outros diversos serviços do marketing digital. Projetos para sites, campanhas de anúncios e redes sociais dependem do suporte dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de materiais visuais e criação de conteúdo. Outras estratégias importantes para a divulgação de empresas e a sua comunicação com o público consumidor também são desenvolvidas por essa equipe, como o marketing de conteúdo e a identidade visual

Cada uma dessas áreas citadas aqui possui diferentes conjuntos de estratégias para potencializar os resultados das empresas. Fale com a gente e conheça na prática as soluções que o marketing digital pode oferecer. 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e soluções digitais. 

Imagem: Freepik 

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