O que são Links Patrocinados?

Os links patrocinados fazem parte das estratégias utilizadas no marketing digital. Resumidamente, pode-se dizer que é um anúncio digital em forma de textos simples. O objetivo dessa estratégia é atrair visitantes e gerar conversões.
A forma mais utilizada de links patrocinados é nos mecanismos de busca (com foco no Google). Um exemplo disso é quando você pesquisa algo nestes sites de busca, é possível observar que no topo da página com os resultados da busca, existem alguns sites em destaque, identificados como anúncio.
Os valores investidos variam de acordo com o formato e a palavra-chave escolhidos pelo anunciante. As redes sociais também podem conter anúncios deste tipo.
Para começar a trabalhar com links patrocinados, primeiramente você deve escolher em quais canais vai investir. Atualmente, o Google Ads é o meio mais famoso, quando se trata desse assunto. Porém, outros canais também podem e devem ser utilizados para esse objetivo.
Google Ads
Permite ao anunciante desenvolver os seus anúncios e segmentá-los, além de oferecer várias ferramentas e até outros canais que podem ser trabalhados dentro do próprio Google.
Rede de Display – A rede de display do Google pode ser trabalhada em diversos formatos, como banners ou textos, que são veiculados em sites de grande circulação, como portais de notícias, por exemplo.
Rede de Pesquisa – O site do anunciante é exibido em destaque nos resultados de busca, com a identificação de anúncio. Estes anúncios serão exibidos quando as palavras-chave escolhidas pelo anunciante são pesquisadas no buscador.
Google Shopping – Os seus produtos serão exibidos como resultados de pesquisa dentro da aba Shopping do Google.
Outros meios e ferramentas do Google também podem ser utilizadas para os links patrocinados, como o YouTube, por exemplo.
Normalmente os links patrocinados são cobrados por:
CPC (Custo por Clique): O anunciante paga por cada clique que pode direcionar ao site de destino.
CPM (Custo por Mil): O anúncio é cobrado a cada mil impressões (visualizações).
CPA (Custo por Aquisição): O anunciante só paga quando o objetivo da campanha é atingido.
Após escolher com qual canal e ferramenta quer trabalhar, é a hora de desenvolver a sua campanha e os seus anúncios. Nesta etapa, deve-se selecionar as palavras-chave, segmentar os anúncios, selecionar os dias e horários de publicação/exibição. Por fim, o anunciante poderá acompanhar e mensurar os resultados que os links patrocinados estão trazendo para a sua empresa. Quer saber mais sobre os links patrocinados? Entre em contato com a Plataformanet.