ASTROBLOG

Páginas do Facebook: vantagens e diferenciais de contas comerciais

Entenda as principais diferenças entre as páginas e os perfis no Facebook e conheça os recursos disponíveis 

O principal destaque para as páginas no Facebook é a sua funcionalidade como uma conta comercial na maior rede social do Brasil (e do mundo). Ao utilizar páginas do Facebook como conta comercial, sua empresa tem acesso a recursos exclusivos desse formato, como ferramentas para se relacionar com clientes, métricas específicas e publicação de anúncios para divulgar a sua marca. Para criar uma página comercial do Facebook, basicamente é preciso utilizar o nome da empresa, descrever as suas atividades através da seção Sobre e selecionar imagens para a foto de perfil e da capa. O Facebook também possibilita adicionar uma chamada para ação que direciona os visitantes, como acessar o site ou ligar para a empresa. 

Diferenças entre páginas e perfis no Facebook 

perfil no Facebook é o formato fundamental para realizar qualquer ação na plataforma. O perfil é focado em representar o usuário por meio do compartilhamento de informações pessoais. As páginas no Facebook são espaços para conectar figuras públicas e organizações com seus fãs e clientes. Ao curtir ou seguir uma página, a pessoa passa a ver atualizações sobre a marca ou pessoa pública no seu Feed de Notícias. Para criar ou gerenciar uma página do Facebook, é necessário ter um perfil na rede social. Além de páginas e perfis, também vale lembrar que o Facebook permite criar grupos para os usuários interagirem sobre seus temas em comum. 

Vantagens das páginas do Facebook 

A página comercial é a melhor maneira de representar um negócio, uma marca ou um produto no Facebook, pois esse tipo de conta fornece ferramentas para gerenciar de forma profissional a relação com o seu público e o engajamento da sua marca na plataforma. 

Monitoramento de informações: As contas comerciais no Facebook disponibilizam diversos dados sobre a interação do público com a página e com suas publicações. É possível ver o número de pessoas que visualizaram a página, as métricas das publicações com informações sobre o número de pessoas alcançadas, os cliques recebidos e as interações dos usuários. O Facebook também fornece informações sobre as pessoas que curtiram a página, como idade, gênero, país, cidade e idioma. 

Funções administrativas: O Facebook possibilita atribuir funções para outras pessoas possuírem acesso ao gerenciamento da página. As cinco funções administrativas são: Administrador que possui acesso com controle total da conta; Editor com controle parcial; Moderador com acesso às tarefas para gerenciar mensagens, comentários, anúncios e informações; Anunciante que pode gerenciar os anúncios e acessar as informações da página e Analista com acesso às tarefas para visualizar dados sobre a página, conteúdo, métricas, entre outros insights. 

Outros recursos: As páginas no Facebook também possibilitam criar eventos recorrentes presenciais e online; permitir que os usuários façam check-in na página; adicionar botões de ação para os clientes entrarem em contato via Messenger, e-mail ou telefone, acessar o site da empresa, fazer compras, pedidos de comida ou reservas. 

Os recursos disponibilizados pelo Facebook para as empresas são ainda mais amplos e podem abranger diversas demandas nas redes sociais, como anúncios das páginas e publicações, integração com as contas comerciais no Instagram, acesso ao Gerenciador de Negócios do Facebook, entre outros recursos. Para aproveitar essas vantagens, é indicado conferir os requisitos e as indicações da plataforma para confirmar as possibilidades de cada página comercial. 

 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e soluções digitais.  

Fonte: Facebook for Business, Central de Ajuda do Facebook 

Imagem: Freepik 

< Voltar