ASTROBLOG

Podcast: o conteúdo em áudio que está conquistando o mercado

Saiba como esse formato de mídia funciona e a sua importância para o marketing

O podcast é um conteúdo em áudio, semelhante aos programas de rádio, porém disponibilizado através de plataformas digitais. Esse conteúdo é gravado previamente e pode ser acessado pelo ouvinte em qualquer momento. Atualmente, é possível encontrar podcasts em formatos variados, como programas com apresentadores fixos, com convidados novos a cada episódio, séries sobre um tema específico, histórias reais contadas por especialistas, entre outros diversos formatos. Os assuntos abordados são bem variados e abrangem diferentes editorias, desde humor até programas jornalísticos. De modo geral, os podcasts são publicados em serviços de streamings de áudio, como Spotify, Deezer e SoundCloud e nos sites dos seus produtores, como em portais de notícias.

Entre as principais características do podcast, está a maneira como ele é consumido pelas pessoas. Diferente do que acontece com conteúdo em textos e vídeos que precisam da atenção total de quem está lendo e assistindo, o podcast proporciona liberdade ao ouvinte para que ele possa realizar suas atividades do dia a dia enquanto consome esse conteúdo, como ouvir um podcast no trânsito, por exemplo. Por esse motivo, o conteúdo em formato de áudio vem conquistando mais pessoas e, consequentemente, mais consumidores.

Qual a importância do podcast no mercado?

Esse formato de mídia vem crescendo rapidamente e ganhando cada vez mais visibilidade e acessos. Segundo matéria publicada pelo Meio & Mensagem em 2020, "a audiência de podcasts no Spotify brasileiro cresce 21% mensalmente, em média, desde janeiro de 2018". A mesma publicação também cita "um relatório publicado pelo Deezer em outubro de 2019 que mostrou que a forma de consumir conteúdo na plataforma cresceu 177% em um período de 12 meses". Esses dados comprovam o crescimento da audiência dos podcasts nos últimos anos.

Em reflexo desse crescimento, pode-se ver o movimento dos grandes grupos de comunicação que adotaram essa mídia, como Grupo Globo, Uol, Folha e Estadão. Outro exemplo da relevância do podcast no mercado tem sido os investimentos do Spotify nesse formato. A plataforma de streaming de áudio promoveu em 2019 no Brasil um evento global focado totalmente em podcasts. Além disso, o Spotify também vem promovendo podcasts de maior audiência em outras plataformas de mídias e vem estabelecendo parcerias com programas de podcasts para serem publicados na plataforma com exclusividade.

Podcast no marketing digital

O podcast passou a ser um recurso interessante para as estratégias do marketing de conteúdo, podendo ser aproveitado no mercado, independentemente do segmento da empresa. A principal estratégia de marketing em que o podcast pode ser aproveitado é o Inbound Marketing, onde as empresas desenvolvem produção de conteúdo para atrair o público, tirar dúvidas e fornecer informações que considere importante para educar o seu cliente, como materiais sobre a marca, produto, serviço ou segmento. Além disso, os podcasts também podem ser usados como plataformas para divulgar publicidades, assim como, as marcas já fazem através de canais de YouTube e perfis de influencers nas redes sociais, por exemplo.

Este conteúdo é produzido pela agência de marketing digital Plataformanet e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

 

Fonte: Meio & Mensagem, Rock Content
Imagem: Envato

< Voltar