ASTROBLOG

Quais métricas devo analisar no Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de sites e aplicativos. Faz integração com outros serviços como por exemplo, o Google Adwords.

Instalando o Analytics corretamente, você ganha acesso a diferentes métricas que auxiliam nas tomadas de decisões em sua empresa. Monitorar o comportamento de seu público é importante para saber qual sua distância do objetivo final, se existem pontos que precisam de atenção, entre outros detalhes.

Abaixo algumas das principais métricas que merecem atenção no Google Analytics:

1. Usuários? Onde? No Google Analytics, você tem disponível um mapa com os países que visitaram seu site. Essa informação é ótima para que você defina os próximos passos, modifique dados e também para aqueles que pensam em expandir os negócios para outros países. Sabendo de onde te visitam, ajuda a traçar planos e perceber onde estão aqueles que se interessam por seus produtos e serviços.

2. As páginas mais queridas ? Você sabia que através dessa ferramenta também é possível descobrir quais as páginas do seu site ou blog são as mais visitadas? O Analytics mostra quantas exibições da página ou visualizações você teve de acordo com determinado período. Assim, você saberá o que seu público está buscando e poderá corrigir problemas nas páginas menos visitadas.

3. De onde vem os acessos? Também é possível saber de qual dispositivo as pessoas acessam sua plataforma. A cada dia mais as pessoas utilizam computador, celular, tablet, TV… São inúmeras opções que facilitam o acesso a internet e com isso, seu site/blog precisa ser responsivo e otimizado para abrir em todos esses dispositivos e não perder visitantes! Como seu site aparece? Já parou pra pensar que a queda de acessos pode ser por essa falta de adaptação? Pelos dados do Google Analytics, você consegue tomar decisões e melhorar o que precisa.

4. Dias, horas, e etc. Além de saber de onde vem as visitas e quais páginas mais gostam, um detalhe é importante: Saber quando tudo isso acontece. Pra isso, é possível contar com informações sobre dias e horários em que seu site/blog recebe os visitantes. Com esses dados em mãos, você saberá os melhores dias e horários para publicar novos posts, anunciar uma promoção e até selecionar aquele dia com menos acessos para atualizar as plataformas, sem gerar perdas e prejuízos com tal atitude.

5. Quem está online? Essa métrica permite saber quais são as pessoas que estão navegando em seu site ou blog em tempo real e quais as páginas que eles estão! Uau! Clicando em “Relatório”, você consegue acesso a informações mais detalhadas como os países de onde esses internautas acessam, palavras-chave, tráfego pelas redes sociais e muuuuito mais!

Viu só? Essas são apenas algumas das infinitas possibilidades que o Google Analytics oferece. É importante sempre analisar para saber o que pode ser melhorado, o que deve ser mantido, o que seu público gosta ou não de ver em seu site/blog…

São inúmeros parâmetros que fazem com que você entenda, o que seu público pensa e procura, adiantando as informações e estando sempre presente com a solução que os consumidores buscam.

Caso precise de ajuda, conte conosco para implementar esta ferramenta (Google Analytics) tão importante e hoje quase fundamental para quem possui site ou blog!

< Voltar