ASTROBLOG

Smart TVs, Chromecast, Amazon Fire TV e Apple TV: como conectar a sua TV à internet

Saiba como as Smart TVs funcionam e conheça outras opções de dispositivos que permitem a conexão da TV com a internet

Os aparelhos comuns do nosso dia a dia estão ganhando cada vez mais novas funcionalidades através da conexão com a internet. No blog da Plataformanet, nós já falamos sobre a Internet das Coisas e como ela está se desenvolvendo. Agora chegou a vez da televisão receber o acesso à internet. As Smart TVs chegaram para conectar as televisões à internet e trazer novos conteúdos para a tela grande. Assim, é possível acessar aplicativos de streaming e conteúdos On Demand diretamente da própria televisão.

A Smart TV pode ser conectada à internet, mas o acesso online depende de um roteador Wi-Fi no local, assim como acontece quando usamos outros aparelhos para acessar a internet em casa. Algumas marcas de televisões possuem parcerias com sites e aplicativos, que nesses casos já vêm instalados nas TVs direto da fábrica. Além disso, as Smart TVs também possibilitam o acesso às plataformas de compra de filmes online. Desta maneira, podemos assistir filmes, séries, transmissões esportivas e shows sem depender dos canais de televisão tradicionais.

A Smart TV pode receber o sinal de internet de três maneiras diferentes. A Smart TV com WiFi integrado possui a capacidade de receber o sinal de WiFi, sem a necessidade de algum adaptador ou qualquer outro acessório. A Smart TV com suporte para WiFi (WiFi Ready) precisa de um adaptador para se conectar à internet, esse adaptador é conectado na TV através de uma porta USB. E a Smart TV com acesso por cabo (entrada LAN) conecta-se a internet utilizando um cabo de rede ligado ao modem, assim como acontece com os computadores desktops.

Alguns modelos de Smart TV também possuem câmera integrada, utilizada para fazer vídeo-chamadas ou para o controle por movimento, além da tecnologia 3D, que através de óculos especiais, permite acompanhar conteúdos como filmes e jogos desenvolvidos com essa tecnologia. As Smart TVs podem ser conectadas em outros aparelhos através de tecnologias sem fio como DLNA, NFC e Bluetooth ou por meio de cabos com conexões HDMI, MHL e USB. Antes de adquirir uma TV como essa, é importante verificar a compatibilidade com os outros dispositivos que serão conectados a ela.

Dispositivos para conectar a TV na internet

As Smart TVs não são a única maneira de conectar as televisões com a internet. Com ajuda de outros dispositivos, como os streaming sticks e os set-top boxes, é possível transmitir conteúdo online na TV, como é o caso do Chromecast, do Amazon Fire TV e da Apple TV. O Chromecast é um dispositivo do Google que tem a função de fazer o streaming de conteúdos dos celulares e computadores para a TV. O Chromecast espelha as imagens dos dispositivos na televisão, reproduzindo conteúdos de aplicativos como a Netflix, o YouTube e o Spotify.

O Chromecast pode ser conectado nas TVs através da conexão HDMI. E para utilizá-lo, o usuário configura o aparelho por meio do aplicativo Google Home no dispositivo que deseja espelhar, que pode ser o smartphone, por exemplo. Para realizar a conexão, o Chormecast e o aparelho devem estar conectados na mesma rede WiFi. Após a configuração, basta o usuário abrir qualquer aplicativo que possa ser espelhado e clicar no ícone de transmissão que aparece na tela, um retângulo com o símbolo de WiFi no canto inferior esquerdo. Se tudo estiver funcionando corretamente, ao clicar no ícone o conteúdo do celular será exibido na TV.

Depois de conectado, as funções podem ser acessadas e ajustadas normalmente pelo smartphone, sem afetar a transmissão da TV. O dispositivo do Google também vem com uma conexão USB para alimentação e que pode ser conectada na própria televisão. Após o seu lançamento, o Google já lançou versões mais atualizadas, os modelos mais recentes são o Chromecast 3 e o Chromecast Ultra, esse último permite reprodução 4K. Esse aparelho é compatível com os sistemas Android, iOS (iPhone), Windows e macOS.

O Amazon Fire TV Stick também é uma alternativa para quem deseja acessar conteúdo online pela televisão comum. Os aparelhos de streaming da Amazon possuem conexão HDMI e a sua versão mais recente possibilita resolução 4K. Apesar da semelhança com o Chromecast, o Fire TV Stick funciona com um sistema operacional próprio, o FireOS, uma versão modificada do Android. O aparelho da Amazon não depende de outro dispositivo, como smartphone ou computador, para se conectar com o WiFi, ser configurado ou acessar os apps de conteúdo.

Para utilizá-lo, basta conectar o Amazon Fire TV Stick na TV e usar o controle remoto que o acompanha para realizar a configuração. O aparelho irá procurar pelo sinal de WiFi disponível no ambiente e quando a rede desejada aparecer, selecione e insira a senha do WiFi. Depois de conectado à internet, o Fire TV Stick solicita que faça o login em uma conta da Amazon, que pode ser uma conta existente ou o usuário pode criar uma nova. O Amazon Fire TV Stick já possui alguns aplicativos de conteúdos, porém outros apps podem ser instalados, inclusive, utilizando a mesma conta da Amazon logada.

Outras marcas também fornecem dispositivos com finalidades semelhantes, como é o caso da Apple TV 4K e da Apple TV HD. Os aparelhos da Apple disponibilizam o conteúdo do iTunes e o acesso à App Store, além do serviço de streaming da própria Apple, o Apple TV+. A conexão desses dispositivos é feita utilizando um cabo HDMI. Depois de conectar a Apple TV na televisão, o usuário pode fazer a configuração através de um dispositivo iOS ou configurar manualmente, através do controle que vem com o aparelho.

Atualmente, cada vez mais, novos dispositivos estão sendo lançados com a finalidade de integrar a TV e a internet. Antes de escolher uma das diversas opções disponíveis no mercado, verifique se ela atende as suas necessidades e as de todos que utilizam a TV, além da compatibilidade com os seus outros aparelhos e com os aplicativos que você utiliza. 

 

Este conteúdo é produzido pela agência de marketing digital Plataformanet  e publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando nosso conteúdo e acompanhe as novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos.

Crédito da imagem: Unsplash

< Voltar