ASTROBLOG

Você conhece os anúncios do Google?

Saiba como o Google utiliza o Youtube, a rede de pesquisa, entre outros serviços para exibir os seus anúncios 

Todos os dias somos impactados por diversos anúncios gerados pelo Google nas suas plataformas. Essas informações de publicidade podem ser visualizadas em diversos lugares que estamos acostumados a acessar e muitas vezes nem percebemos – ou sabemos – que são anúncios produzidos pelo Google. Esse serviço é o Google Ads, oferecido para as empresas que querem promover a sua marca na internet. Nele, é possível planejar e realizar campanhas de anúncio em diversas plataformas do Google, como no YouTube, no Gmail e no próprio buscador, sendo esse último o mais utilizado. 

Essa estratégia de marketing digital ainda permite que as empresas possam segmentar as suas campanhas de acordo com o seu público-alvo, região que quer atingir e o valor do orçamento que querem investir. Entre as possibilidades que o Google Ads pode oferecer, existem diferentes tipos de anúncios que podem ser utilizados de acordo com os resultados que a empresa que alcançar. Por isso, o Google Ads está entre as principais estratégias de marketing digital utilizadas pelos empreendimentos que querem ter relevância no mercado. Todos os anúncios do Google Ads podem ser exibidos quando você acessa através de dispositivos móveis ou computadores

A Rede de Pesquisa é um exemplo de como o Google Ads está inserido no nosso dia a dia. Quando você pesquisa algo na barra de busca do Google, é comum encontrar alguns sites sinalizados com a palavra “Anúncio” em destaque no topo e no fim da página com os resultados da sua pesquisa. Esse tipo de anúncio é desenvolvido através da Rede de Pesquisa e permite que as empresas façam anúncios em forma de texto nessas páginas com os resultados de pesquisa. Assim, toda vez que você fizer uma pesquisa que tenha a palavra-chave de um produto ou de uma empresa, esse anúncio vai aparecer com os resultados da sua busca. 

O Google Shopping também é um tipo de anúncio que tem relação com as pesquisas que você faz no Google. Esse serviço do Google Ads divulga os produtos e funciona de maneira parecida com a Rede de Pesquisa. Porém, o Google Shopping possui uma aba específica para a exibição dos anúncios e publica de forma direta os produtos. Diferente da Rede de Pesquisa que destaca os sites, o Google Shopping apresenta diretamente os produtos através de imagens, preço, nome do produto e do e-commerce da empresa anunciante. Esses produtos aparecem na página de resultados sempre quando você pesquisar algum termo relacionado ao produto que a marca está anunciando. 

A Rede de Display é um serviço do Google Ads que possibilita fazer anúncios com imagens em sites de grande circulação e em outros serviços do Google, como o YouTube e o Gmail. Os anúncios produzidos pelas empresas através da Rede de Display são exibidos em portais de notícias, por exemplo, por isso você consegue visualizar propagandas de diversos tipos de produtos nos sites que você acessa, mesmo que esses anúncios não tenham relação com o segmento do site que está acessando ou com o vídeo que você está assistindo. Esses anúncios são direcionados de acordo com o perfil de clientes que os empreendimentos querem atingir. 

O Google Ads também possibilita que as marcas desenvolvam anúncios em formato de vídeos, com diferentes tempos de duração e formatos de exibição. Esse tipo de propaganda pode ser visualizado quando você está assistindo um vídeo no YouTube ou acessando um site que faça parte da Rede de Display. Além disso, o Google ainda permite que as empresas produzam campanhas de anúncios para aplicativos, onde os apps são divulgados no Google Play ou na Rede de Display, por exemplo. Assim, quando você acessa a loja de aplicativos, os apps de anunciantes aparecem em destaque. 

 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e soluções digitais.  

< Voltar