WhatsApp vai exibir anúncios e terá canais promovidos e com assinatura
Veja onde os anúncios aparecerão e como vai funcionar as mudanças no aplicativo

O WhatsApp anunciou que vai começar a exibir anúncios na área de status dentro do aplicativo. A novidade foi divulgada nesta última segunda-feira (16) e chega à plataforma acompanhada de outros dois novos recursos: a assinatura de canais e os canais promovidos. Todos esses lançamentos estarão na aba de “Atualizações” do app. Segundo o próprio WhatsApp, cerca de 1,5 bilhão de pessoas acessam a aba todos os dias. Então, o objetivo da companhia seria ajudar as empresas e os administradores a crescerem na plataforma.
Anúncios no status
Os anúncios do WhatsApp serão mostrados nos status de maneira semelhante ao que já encontramos nos stories do Instagram, por exemplo: depois de visualizar alguns status dos seus contatos, o usuário verá o conteúdo patrocinado de empresas entre um post e outro. Assim, de acordo com a companhia, esse recurso permitirá que as pessoas possam “encontrar novas empresas e facilmente iniciar conversas com elas sobre os produtos ou serviços que elas promoverem no status”. Enquanto os anunciantes terão a oportunidade de promoverem a sua marca diretamente pelo WhatsApp.
Assinatura de canais
As assinaturas de canais do WhatsApp possibilitam que as pessoas apoiem os seus canais favoritos e tenham acesso a conteúdos exclusivos produzidos por eles. Os canais que oferecerem a assinatura terão um ícone sinalizando a função e poderão escolher quais conteúdos serão postados somente para assinantes. As assinaturas do WhatsApp serão cobradas mensalmente e gerenciadas por meio das lojas de aplicativos Google Play Store e App Store da Apple.
Canais promovidos
O WhatsApp também lançou um novo recurso que permite aos administradores promover seus canais na aba “Atualizações”, aumentando sua visibilidade para mais usuários. Os canais promovidos serão exibidos em destaque entre os primeiros na lista de canais sugeridos. Com essa novidade, criadores e marcas podem alcançar um público maior por meio da divulgação paga dentro do aplicativo.
Privacidade nos anúncios do WhatsApp
Ao anunciar as novidades, o WhatsApp reforçou que os recursos não vão interferir na experiência do usuário em suas conversas. Isso porque os anúncios serão exibidos exclusivamente na aba “Atualizações” no aplicativo, separados dos chats e grupos privados. Ou seja, a área de mensagens pessoais continuará sem interrupções e livre de qualquer interferência publicitária do WhatsApp. Assim, quem utiliza a plataforma somente para interações com amigos e familiares na aba “Conversas” não verá mudanças na sua troca de mensagens.
Para garantir a privacidade de todos mesmo com a chegada dos novos recursos de anúncios, o WhatsApp informou que manterá a criptografia de ponta a ponta em mensagens, chamadas e atualizações de status. Isso assegura que o conteúdo das comunicações permaneça inacessível, inclusive para a própria plataforma. Assim, a companhia promete que nenhuma conversa pessoal, ligação ou participação em grupos será utilizada como base para a personalização de anúncios, preservando a confidencialidade que caracteriza o app.
Além disso, o WhatsApp afirma que utilizará apenas dados limitados para exibir os conteúdos promocionais mais relevantes. Informações como país, cidade, idioma, canais seguidos e interações com anúncios serão consideradas. Para aqueles que optaram por integrar o WhatsApp à Central de Contas da Meta, também poderão ser utilizados os dados e preferências de anúncios vindos de outras plataformas da empresa. No entanto, o WhatsApp ressalta que o número de telefone dos usuários não será vendido nem compartilhado com anunciantes em nenhuma circunstância.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.