TikTok Shop no Brasil: confira como funciona a novidade!
Novo recurso TikTok Shop permite fazer compras pelo aplicativo

O TikTok lançou no último mês o TikTok Shop, uma plataforma de e-commerce integrada à rede social TikTok. A funcionalidade chegou ao Brasil no dia 08 de maio, mas estreou no Reino Unido e no sudeste da Ásia em 2021. Os Estados Unidos receberam a novidade em setembro de 2023 e agora ela já está presente em mais de 10 países, como Espanha, Alemanha, França, Itália, México, Singapura, Indonésia e Tailândia.
Com o lançamento do TikTok Shop no mercado brasileiro, os usuários poderão descobrir novos produtos e realizar compras diretamente pelo aplicativo. De acordo com a empresa, o TikTok Shop também “permite que marcas e vendedores aproveitem ao máximo o poder do TikTok para impulsionar seus negócios. Além disso, o TikTok Shop vai impulsionar vendedores locais de todas as regiões do Brasil, ajudando-os a crescer ao conectar seus produtos a um público amplo e engajado”.
Como funciona o TikTok Shop?
O TikTok Shop funciona como uma extensão integrada ao próprio aplicativo para possibilitar que os usuários descubram e comprem produtos diretamente através de vídeos curtos, transmissões ao vivo e perfis de criadores e marcas. A funcionalidade transforma o conteúdo da plataforma em vitrines virtuais, nas quais os itens podem ser adquiridos com apenas alguns toques — sem que o usuário precise sair do app para acessar outra plataforma.
Os consumidores poderão comprar no TikTok Shop por meio de quatro maneiras diferentes: vídeos curtos, lives, vitrines personalizadas e a aba nova dedicada à funcionalidade. Nos vídeos do feed “Para Você”, o produto aparece marcado logo acima do nome do perfil e possuem um link clicável que leva para a página com fotos, descrições, variações e preço do item. Durante as transmissões ao vivo (LIVE Shopping), os criadores e vendedores apresentam os produtos em tempo real, interagem com os espectadores e disponibilizam os links de compra.
Os perfis de marcas e criadores que participarem do TikTok Shop também contam com uma aba chamada Vitrine exibida na barra de ferramentas do perfil, onde o público pode explorar os produtos disponíveis para compras e coleções organizadas por categorias. Por último, o comprador ainda poderá acessar uma nova aba do aplicativo que vai mostrar produtos baseados no consumo de conteúdo de cada pessoa. No entanto, essa aba do TikTok Shop ainda está em fase de implementação.
Outro recurso interessante do TikTok Shop é o Programa de Afiliados que permite que os criadores monetizem seu conteúdo ao divulgar produtos de terceiros. A remuneração funciona por meio de comissões sobre vendas originadas de seus vídeos ou lives. Para os vendedores, o TikTok oferece um painel de controle com ferramentas de gestão de catálogo, logística e relacionamento com afiliados, além de uma plataforma de aprendizado com materiais gratuitos voltados a quem deseja começar a vender.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.