Além do Spotify: veja os apps que também lançaram retrospectivas em 2025
De iFood a Youtube, plataformas apostam em destaques personalizados para resumir o ano dos usuários
As retrospectivas online se tornaram uma tradição de fim de ano, em que plataformas reúnem dados de uso para transformar hábitos digitais em conteúdos personalizados. O exemplo mais popular é o Spotify Wrapped que há anos domina as redes sociais com listas de artistas, músicas e estilos mais ouvidos.
Entretanto, nos últimos anos, outras plataformas também passaram a apostar nesse formato. Apps de delivery, vídeo, fotos e até educação lançaram seus próprios resumos anuais para mostrar como cada pessoa utilizou seus serviços ao longo dos últimos meses. A seguir, confira algumas das principais plataformas que seguiram esse movimento e apresentaram painéis que revelam desde hábitos de estudo e visualizações frequentes até pedidos marcantes e momentos capturados pela câmera do celular.
iFood
A retrospectiva iFood 2025 foi liberada no início de dezembro para os mais de 60 milhões de usuários do app. Em um formato de telas semelhante a stories, a experiência mostra dados personalizados dos consumidores, como os pratos mais pedidos, o total de compras feitas no ano, o ranking dos cinco restaurantes preferidos e a categoria de consumo mais frequente após restaurantes, como Mercado, Farmácia ou Pet. Nesta edição, o iFood também incluiu informações sobre o uso de cupons e uma tela com artes que simulam “panos de prato” com estampas relacionadas aos pedidos. Para acessar a retrospectiva do iFood, basta acessar o banner temático no topo da tela inicial.
YouTube
Em 2025, o YouTube lançou a sua primeira retrospectiva personalizada de fim de ano: o YouTube Recap. Nele, a plataforma apresenta até 12 cards diferentes que mostram os canais mais vistos, os interesses e a evolução dos hábitos de visualização. Além disso, o YouTube destaca qual tipo de “personalidade de espectador” o usuário pode ter segundo os conteúdos que mais consumiu. A retrospectiva também integra informações sobre artistas e músicas mais assistidos para quem usou o YouTube Music durante o ano.
Para acessar o YouTube Recap, basta entrar no app do YouTube ou no site, fazer login com sua conta e procurar pelo banner do Recap na página inicial ou na guia “Você”, onde os cards e as informações personalizadas ficam disponíveis para visualização e compartilhamento.
Google Fotos
Também chamada de Recap, a retrospectiva do Google Fotos reúne os registros mais marcantes do ano em um compilado personalizado, mostrando quantas fotos o usuário tirou ao longo de 2025, quem mais apareceu nas imagens e os principais lugares visitados. A edição deste ano também trouxe novidades, como a contagem total de selfies feitas no período, a opção de ocultar pessoas ou fotos específicas na retrospectiva e a possibilidade de editar o vídeo final diretamente no CapCut. O Recap do Google Fotos pode ser acessado no carrossel de recordações exibido na tela inicial. O conteúdo também pode ser encontrado na aba “Álbuns”, onde a retrospectiva fica organizada junto às demais coleções automáticas do app.
Duolingo
O Duolingo também entrou na onda das retrospectivas em 2025, oferecendo aos usuários um resumo anual personalizado que mostra detalhes do desempenho no aprendizado de idiomas ao longo do ano. A retrospectiva reúne informações como a quantidade de lições completas, quantos minutos estudados, o estilo de aprendizagem predominante e uma porcentagem sobre a sua dedicação de estudo em comparação aos outros usuários da plataforma. Para acessar essa retrospectiva, é necessário abrir o app do Duolingo no celular e tocar no pop-up que aparece na tela inicial com o convite para ver o resumo do ano.
Discord
Neste ano, o Discord estreou o Checkpoint, sua primeira retrospectiva que resume a atividade do usuário na plataforma ao longo do ano. A experiência personalizada traz estatísticas sobre: os amigos com quem você mais conversou, os jogos que você mais jogou e as comunidades nas quais passou mais tempo, fornecendo uma visão geral de como foi seu uso do Discord em 2025. Para acessar o Checkpoint, o usuário precisa estar com a versão mais recente do app. No desktop, o recurso aparece ao clicar no ícone de bandeira no canto superior direito. No celular, ele é acessível por meio de um banner na aba “Você” (You) na parte inferior direita da tela. O Checkpoint também pode ser compartilhado com amigos, mas, por padrão, permanece privado ao próprio usuário.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.