Edits do Instagram: como funciona o app de edição?
Conheça o aplicativo de edição que o Instagram lançou para competir com o CapCut

O Instagram lançou neste último dia 22 (abril) o aplicativo de edição de vídeos Edits. A plataforma é gratuita e está disponível para smartphones em versões para o Android e o iOS. A novidade traz uma série de funcionalidades com o objetivo de facilitar o processo de edição de conteúdos para as redes sociais. O Edits do Instagram chega ao mercado para competir diretamente com o CapCut, o aplicativo conectado ao TikTok e que também pertence à empresa chinesa ByteDance.
O que é o novo app Edits do Instagram?
O Instagram apresentou o Edits ao público em janeiro deste ano (2025) em um post na rede social. A promessa era de trazer um aplicativo de edição de vídeos desenvolvido com foco no trabalho dos criadores de conteúdo por meio dos smartphones. “O nosso objetivo é desenvolver as ferramentas criativas mais atraentes para ajudar os criadores a se expressarem livremente de todas as maneiras que imaginarem – não apenas no Instagram e no Facebook, mas em qualquer plataforma”, disse a companhia em comunicado de lançamento no dia 22 de abril (2025).
Quais as funcionalidades do Edits do Instagram?
O Edits entrega as funcionalidades básicas de edição de vídeo que encontramos em outros editores, como o famoso CapCut, e mais ferramentas otimizadas. Os recursos incluem: linha do tempo para reajustar os clipes com precisão, legendagem automática disponível em vários idiomas, biblioteca de áudios, remoção de plano de fundo e vários estilos de texto. Além disso, a plataforma do Instagram traz uma função alimentada por inteligência artificial (IA) que possibilita animar imagens estáticas e transformá-las em vídeos.
O editor de vídeo possui um recurso de câmera que permite filmar vídeos de até 10 minutos pelo próprio aplicativo. Segundo a plataforma, ao utilizar a funcionalidade, o usuário consegue publicar vídeos com melhor qualidade, selecionando a resolução (1080, 2K e 4K), a taxa de quadros e, até mesmo, a configuração de cor (SDR e HDR). Com a câmera do Edits, o usuário também pode acessar rapidamente alguns recursos de criação. Entre eles, estão: a tela verde, o temporizador, a contagem regressiva, o retoque de imagem e o catálogo de músicas disponíveis.
Buscando auxiliar os criadores de conteúdo em todo o processo de produção dos vídeos e se destacar de outras plataformas semelhantes, o Edits disponibiliza funções que vão além da edição. O app possui um gerenciador de projetos que reúne os trabalhos em um só lugar para o usuário organizar e retomar as produções de forma mais fácil. Outra funcionalidade diferente dos editores tradicionais está nos insights que podem ser obtidos através dos dados de engajamento que a plataforma fornece. A plataforma ainda traz uma área para guardar ideias para a criação de novos vídeos.
Ao finalizar a edição de vídeos no Edits, é possível compartilhá-los no Facebook e no Instagram de maneira direta ou exportar as produções e salvá-las sem marca d’água gratuitamente. Além dos recursos lançados com o Edits, o Instagram já anunciou algumas novidades que serão integradas ao aplicativo no futuro, incluindo: a possibilidade de convidar colaboradores para trabalhar na edição dos conteúdos; keyframes; novos efeitos de IA e mais opções de fontes, animações e filtros.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.