Itaú celebra 100 anos com renovação da marca
Nova identidade visual do Itaú para o centenário em 2024 gera discussões sobre o rebranding
O Itaú apresentou a sua nova marca em celebração ao centenário do banco que ocorrerá em 2024. A renovação foi anunciada no dia 6 de dezembro de 2023 e trouxe o conceito “Feito de Futuro” no slogan para representar a solidez da instituição e o movimento de transformações que constituem o legado do banco. As mudanças na marca mais valiosa do Brasil, de acordo a Forbes, refletem o objetivo do Itaú em trazer contemporaneidade para a sua identidade visual, respeitando as origens e a essência da marca.
O projeto contou com o trabalho em conjunto da equipe interna do banco liderada por Clayton Caetano, superintendente de Design, e Eduardo Tracanella, diretor de Marketing, e com os especialistas externos da agência de design americana Pentagram e o estúdio de tipografia Fábio Haag. Além desses profissionais, as agências Africa Creative e Galeria.ag também participaram da criação do conceito. A construção da nova marca do Itaú durou 22 meses e teve mais de 70 estudos de cores e cerca de 100 estudos tipográficos.
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Entre as principais mudanças na marca, o Itaú destaca os novos cantos arredondados do logo, o “i” inicial em minúsculo, o acento no “u” modificado, a tipografia própria criada especialmente para marca e a nova paleta de cores em que o laranja permanece como protagonista, mas ganha novos tons de azul e preto para representar outros produtos do banco.
Repercussão do rebranding do Itaú
As modificações no logo do Itaú geraram uma ampla discussão nas redes sociais e levantaram questionamentos sobre a necessidade da mudança e as sutilezas nas alterações, ainda que o trabalho tenha sido complexo. E até mesmo houveram comparações com o logo do banco Inter com insinuações da própria instituição nas redes sociais.
https://twitter.com/interbr/status/1732745917260779579?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1732745917260779579%7Ctwgr%5E26e578bfe7451798fcc0736a162ef7334a5c300e%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fnucleo.jor.br%2Fgarimpo%2Fitau-nova-marca%2F
A participação de grandes nomes na campanha de lançamento da nova marca também surpreendeu o público. Personalidades nacionais e internacionais como Madonna, Ronaldo, Fernando Montenegro, Jorge Ben Jor e Marta estão presentes na apresentação do banco.
A importância do rebranding e renovação de marcas
Apesar das críticas recebidas, as mudanças no logotipo do Itaú atendem a um conceito importante no design em empresas: a atualização das marcas. Isso porque seguir uma identidade visual que reflita a sua essência é fundamental para a comunicação de toda companhia. Porém, para cumprir esse papel, a imagem da marca precisa acompanhar as transformações visuais e as tendências. Essa atualização é tão indispensável que até marcas icônicas, como a Coca-Cola e o McDonald’s, passaram por modificações ao longo dos anos, mesmo que sutis em algumas situações.
Dessa maneira, é possível manter a identidade visual, a comunicação e o posicionamento do negócio alinhados com o momento atual. Além disso, é interessante lembrar que um bom trabalho de rebranding e renovação de marca sempre leva em conta a tradição e as raízes da empresa.
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