Meta faz parceria com Midjourney para usar a IA de imagens
Meta vai licenciar a tecnologia do Midjourney para os seus modelos e produtos

A Meta, dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp anunciou que irá estabelecer uma parceria com o Midjourney, uma plataforma de geração de imagens e vídeos a partir de inteligência artificial. A novidade foi divulgada nesta última sexta-feira (22/08) por Alexandr Wang, novo diretor de IA da Meta. Em postagens nas redes sociais X (antigo Twitter) e Threads, Wang afirmou que a parceria tem o objetivo de licenciar a “tecnologia estética” do Midjourney para ser utilizada em modelos e produtos futuros da companhia.
“Esta colaboração técnica entre nossas equipes de pesquisa faz parte do nosso esforço de formar parcerias com as melhores empresa do setor, cujo trabalho e competência complementam os nossos. Nós estamos extremamente impressionados com o Midjourney. Eles alcançaram verdadeiros feitos de excelência técnica e estética, e estamos entusiasmados para trabalhar mais de perto com eles. Para garantir que a Meta seja capaz de entregar os melhores produtos possíveis para as pessoas, será necessária uma abordagem global. Isso significa talentos de classe mundial, um roteiro de computação ambicioso e trabalhar com os melhores players de toda a indústria”, disse o diretor da Meta que ainda prometeu mais novidades em breve.
Vale lembrar que a bigtech possui as suas próprias ferramentas para a criação de conteúdos visuais com inteligência artificial. O Imagine da Meta possibilita gerar imagens com IA, enquanto o Movie Gen é focado na geração de vídeos. Além disso, o Facebook, o Instagram e o WhatsApp já contam com funcionalidades para a criação de imagens com IA nas suas plataformas. E aplicativo do Meta AI também possibilita criar imagens da mesma forma.
Então, por meio da parceria com o Midjourney, a Meta poderá aprimorar a geração de imagens existente em suas plataformas. Isso porque o Midjourney é reconhecido no setor de inteligência artificial pela sua qualidade na geração de vídeos realistas. A organização se define como um “laboratório de pesquisa independente”, não recebe investimentos externos e declara que possui somente 11 funcionários em tempo integral. Em contrapartida, a startup conta com executivos e consultores importantes no mundo da tecnologia com experiências na NASA, Apple, AMD, Tesla e Github. Com todo esse contexto, o Midjourney está entre os líderes no segmento de modelos de IA para imagens.
Apesar do trabalho em conjunto com a Meta, a startup sinaliza que pretende manter a sua filosofia de independência. Ao comentar a publicação de Alexandr Wang no X (antigo Twitter), o CEO e fundador do Midjourney, David Holz, declarou que a startup continuará sendo um laboratório de pesquisa independente e sem investidores.
A parceria entre a Meta e o Midjourney representa mais um passo da empresa de Mark Zuckerberg para alcançar os concorrentes no mercado de inteligência artificial, como o Veo do Google e a Sora da OpenAI. Os esforços da bigtech também caminham para a criação de uma superinteligência de IA. Para atingir esses objetivos, a empresa está investindo pesado na contratação de pesquisadores da área de inteligência artificial, incluindo tentativas de buscar talentos em outras gigantes do mesmo setor. A chegada de Alexandr Wang na Meta faz parte desses planos, uma vez que o diretor assumiu o cargo somente depois que a companhia investiu US$ 14,3 bilhões na ScaleAI, empresa cofundada por ele.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.