Netflix revela que já começou a utilizar IA em suas produções audiovisuais

Streaming também vai usar inteligência artificial em anúncios e ferramentas de busca

Fonte: Netflix, The Verge, TechCrunch, BBC, Tecnoblog Imagem: Unsplash
Inteligência Artificial Streaming

O uso da inteligência artificial (IA) já é uma realidade nos bastidores de produções audiovisuais. A Netflix anunciou recentemente que utilizou recursos de IA generativa na série “O Eternauta” (“El Eternauta”), uma produção original da plataforma. A empresa segue uma tendência crescente no setor do entretenimento, uma vez que a tecnologia vem sendo incorporada para otimizar processos criativos e técnicos. No entanto, a movimentação reacende discussões sobre os limites éticos e profissionais da inteligência artificial. Há pouco tempo, Hollywood enfrentou greves de roteiristas e atores com fortes críticas ao uso indiscriminado de IA na indústria.

Netflix admite que utilizou IA para produzir série

Em uma videoconferência sobre os resultados de desempenho da empresa, o coCEO da Netflix, Ted Sarandos, declarou que a série argentina “O Eternauta” (“El Eternauta”) contou com uma cena criada com o auxílio de inteligência artificial generativa. Essa foi a primeira vez que esse tipo de tecnologia foi usado para produzir uma filmagem final de uma produção original da plataforma. A sequência mostra o desabamento de um prédio em Buenos Aires e foi concluída em um prazo dez vezes mais rápido devido ao uso de IA. Segundo o executivo, isso não seria possível com a utilização de ferramentas tradicionais de efeitos visuais.

A Netflix destacou a utilização da IA como um avanço positivo, especialmente para produções com orçamentos mais limitados. Sarandos ressaltou que o uso da tecnologia possibilitou acesso a efeitos visuais antes restritos a grandes blockbusters e que os criadores estariam entusiasmados com o resultado. A empresa também afirmou que as ferramentas de inteligência artificial estão sendo incorporadas em etapas de pré-visualização, planejamento de cenas e em outras áreas da produção de conteúdo audiovisual.

“Continuamos convencidos de que a IA representa uma oportunidade incrível para ajudar criadores a fazer filmes e séries melhores, não apenas mais baratos”, afirmou o coCEO. “São pessoas reais fazendo trabalho real com ferramentas melhores”. Durante a videoconferência, a Netflix apresentou resultados financeiros positivos: a receita da empresa chegou a US$ 11,08 bilhões no segundo trimestre de 2025, o que representou um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto o lucro subiu de US$ 2,1 bilhões para US$ 3,13 bilhões.

Streaming também usará a IA em anúncios e na ferramenta de buscas da plataforma

Além das produções audiovisuais, a Netflix já divulgou a ampliação do uso da inteligência artificial generativa em outras frentes da plataforma, como publicidade e ferramentas de navegação. A empresa apresentou um novo formato de criação de anúncios a partir de IA. A tecnologia vai permitir integrar de maneira mais natural os produtos e as marcas com o ambiente visual de filmes e séries. Em uma demonstração feita pela companhia, um item foi exibido sobre um fundo inspirado em “Stranger Things”. Essa nova forma de propaganda poderá surgir durante a exibição de conteúdos ou ao pausar a reprodução.

Outra aposta da Netflix está na experiência de busca que terá a ajuda da inteligência artificial. A nova ferramenta vai possibilitar que os usuários encontrem conteúdos usando frases naturais, como “quero algo engraçado e animado” ou “quero algo assustador, mas não muito”. Inicialmente, o recurso será lançado como uma versão beta opcional para dispositivos iOS. O objetivo da plataforma é tornar a navegação mais intuitiva e personalizada.

 

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