Novo formato de vídeo do Instagram: entenda como funciona a atualização
Formato de reels com dimensão de 5120 x 1080 pixels surpreende usuários

Na terça-feira dia 23/09, os usuários do Instagram se surpreenderam ao encontrar um novo formato de vídeo no aplicativo. Apelidado de “banner cinematográfico”, o formato ultrapanorâmico possui medidas de 5120 x 1080 pixels, o que resulta em publicações horizontais largas e com uma altura bem pequena. E assim como os outros tipos de vídeos na plataforma, o modelo é exibido tanto no feed quanto na área dedicada aos reels. Porém, a nova proporção se destaca muito dos padrões mais utilizados em vídeos verticais (como 9:16 e 16:9, por exemplo).
As novas dimensões chamaram a atenção do público e levantaram dúvidas sobre qual seria o objetivo da atualização. Entre as especulações, estavam a possibilidade de um bug técnico no aplicativo, uma ideia que ganhou forças devido às falhas na plataforma relatadas por algumas pessoas. Também foram consideradas as teorias de que era a uma realização de testes internos ou, ainda, uma prévia de um novo modelo de anúncio.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, não anunciou a nova funcionalidade em nenhum canal de comunicação da companhia. A única menção oficial à atualização vista até o momento é um vídeo postado no dia 24/09 com o novo formato no perfil “Creators” da empresa. Entretanto, quando questionada por veículos de imprensa, a Meta confirmou que a mudança foi lançada para trazer experiências diferentes em posts horizontais para o Reels. Além disso, a companhia revelou que a atualização foi disponibilizada no meio do ano, mas viralizou somente agora.
A viralização do novo formato do Instagram foi impulsionada pelos criadores de criadores de conteúdo que aproveitaram a função como uma oportunidade de fazer vídeos diferenciados. Marcas famosas de diversos segmentos, como o McDonald’s, a Havaianas, o Duolingo e a Netflix também exploraram o recurso. No entanto, alguns usuários relatam que os vídeos em 5120 x 1080 pixels aparecerem para eles com barras pretas, como se estivessem em um fundo preto, formando uma publicação nas proporções tradicionais do Reels.
Para adequar os vídeos às novas dimensões do Instagram, é necessário utilizar uma ferramenta de edição externa, como o Canva. As funcionalidades de edição do Reels ainda não contam com recursos nativos para redimensionar os vídeos.
Essa proporção horizontal completamente diferente dos modelos de postagens mais populares atualmente também vai na contramão das tendências mais recentes nos aplicativos. No início deste ano (2025), o próprio Instagram implementou um novo feed com posts na vertical no lugar das publicações em layout quadrado. E até mesmo outras empresas além das redes sociais, como o Spotify e a Netflix já adotaram o feed vertical em suas plataformas.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.