OpenAI lança integração de apps dentro do ChatGPT, como o Spotify e o Canva
Saiba como funciona a atualização que permite usar o ChatGPT com apps de terceiros
A OpenAI anunciou, no último dia 6 de outubro, uma das maiores atualizações desde o lançamento do ChatGPT: a chegada dos aplicativos integrados diretamente à plataforma. A novidade permite que usuários utilizem apps de terceiros, como Spotify, Canva, Figma, Booking.com, Coursera, Expedia e Zillow, dentro do próprio chat, o que ampliará as possibilidades de criação, aprendizado e produtividade.
Com essa nova forma de utilizar os aplicativos, a OpenAI tem o objetivo de transformar o ChatGPT em um verdadeiro ecossistema interativo, capaz de sugerir e executar ações por meio de integrações diretas. Isso significa que será possível, por exemplo, criar uma playlist no Spotify, montar uma apresentação no Canva ou até planejar uma viagem pelo Booking.com, tudo sem sair da conversa com a inteligência artificial.
Segundo a OpenAI, a proposta é fazer com que os aplicativos apareçam de forma “natural” na interação, seja por sugestão do próprio ChatGPT, de acordo com o contexto da conversa, ou quando o usuário citar um app pelo nome.
Como funciona a integração de aplicativos no ChatGPT?
A novidade é possível graças ao novo SDK de Aplicativos (Software Development Kit), lançado em versão prévia para desenvolvedores. Essa ferramenta permite que programadores criem e testem seus próprios aplicativos dentro do ChatGPT, usando o Model Context Protocol (MCP), um padrão aberto que define como a IA pode se conectar a ferramentas e dados externos. O SDK possibilita desenvolver tanto a lógica de funcionamento quanto a interface interativa dos aplicativos, permitindo experiências dinâmicas, como mapas, playlists e apresentações que funcionam diretamente na janela do chat.
Para serem incluídos no ecossistema, os aplicativos precisam seguir as políticas de uso e segurança da OpenAI que exigem adequação a todos os públicos e transparência sobre coleta e compartilhamento de dados. Além disso, os desenvolvedores devem disponibilizar políticas de privacidade claras, coletar apenas o mínimo de informações necessário e cumprir as regras específicas para integrações com serviços de terceiros.
A OpenAI informou que começará a avaliar e aprovar os aplicativos enviados para publicação no ChatGPT ainda este ano, além de abrir espaço para monetização. Aplicativos que atenderem a critérios mais rigorosos de qualidade e design poderão ser destacados no diretório oficial que a plataforma vai lançar.
Como usar os aplicativos no ChatGPT?
A interação com os novos aplicativos será simples e totalmente integrada à conversa. O usuário pode chamar um app diretamente pelo nome, como por exemplo: “Spotify, crie uma playlist para minha festa nesta sexta-feira”. Ao digitar esse tipo de comando, o ChatGPT exibirá automaticamente o aplicativo correspondente dentro do chat e pedirá que o usuário conecte a sua conta do app externo. Essa etapa garante que ele saiba quais dados serão compartilhados com o aplicativo antes de prosseguir.
Além disso, o ChatGPT pode sugerir aplicativos automaticamente, quando for relevante para contexto da conversa. Por exemplo, se o usuário estiver trabalhando em uma apresentação ou projeto visual, o sistema integrado pode recomendar o Canva para criar ou editar slides e designs diretamente dentro da janela do chat. A combinação entre a linguagem natural da IA e os elementos interativos dos aplicativos cria uma nova experiência de navegação, em que o usuário pode alternar entre conversar, criar e executar tarefas em tempo real.
Disponibilidade dos apps no ChatGPT
Os aplicativos começaram a ser disponibilizados no mesmo dia do anúncio (6 de outubro) para usuários logados do ChatGPT em todo mundo, exceto no Espaço Econômico Europeu, Suíça e Reino Unido. A funcionalidade está disponível para os planos Free, Go, Plus e Pro e deve chegar à União Europeia somente em uma fase futura.
Vale lembrar que a disponibilidade dos aplicativos também pode variar conforme o idioma e o mercado de atuação de cada parceiro. Alguns serviços, como o Spotify e o Canva, estão disponíveis apenas em regiões e idiomas específicos, o que pode limitar o acesso inicial à funcionalidade. A OpenAI informou ainda que abrirá o suporte aos novos aplicativos também para ChatGPT Business, Enterprise e Edu em breve, além de lançar um diretório dedicado para que usuários possam pesquisar, navegar e descobrir novas integrações diretamente pela plataforma.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.