TikTok lança Footnotes, o recurso semelhante às Notas da Comunidade

Plataforma também liberou novas ferramentas de segurança parental e para criadores

Fonte: TikTok, TechCrunch, Canaltech, Tecnoblog Imagem: Reprodução/TikTok
Redes Sociais TikTok

O TikTok anunciou nesta última quarta-feira (30/07) o lançamento do Footnotes, um sistema colaborativo para checagem de fatos na plataforma. A funcionalidade segue a mesma abordagem das Notas da Comunidades presentes no X (antigo Twitter) e nas redes sociais da Meta. Além do Footnotes, o TikTok também divulgou a liberação de novas ferramentas de segurança. Entre as possibilidades, os pais e responsáveis contarão com mais ferramentas de controle parental sobre as contas de adolescentes e os criadores de conteúdo terão funções para reforçar a sua proteção na plataforma.

O que é e como funciona o Footnotes do TikTok?

O TikTok apresentou a versão piloto de testes do Footnotes (notas de rodapé em inglês) pela primeira vez em abril deste ano (2025). Agora, a empresa está começando a liberar o recurso nos Estados Unidos. Semelhante às Notas da Comunidade do X (antigo Twitter) e da Meta, o Footnotes permite que os usuários adicionem e visualizem informações consideradas relevantes para contextualizar os vídeos. Ou seja, as próprias pessoas que fazem parte da comunidade da rede social poderão apontar possíveis inconsistências, corrigir conteúdos enganosos ou adicionar outras perspectivas sobre o assunto.

De acordo com o TikTok, cerca de 80.000 usuários dos EUA estão qualificados para contribuir com o Footnotes até o momento. A plataforma abriu as inscrições para esses colaboradores em abril e estabeleceu os seguintes critérios: ter uma conta há pelo menos 6 meses, estar em território norte-americano e não ter violado recentemente as diretrizes da comunidade.

Caso esteja apto, o usuário que faz parte do programa pode acessar as configurações do vídeo, adicionar uma nota de rodapé e indicar o porquê ela é necessária. Porém, essas notas não serão postadas automaticamente, elas deverão ser classificadas como úteis por outros colaboradores. Segundo a companhia, o algoritmo utilizado na funcionalidade procura encontrar um consenso entre pessoas que geralmente possuem opiniões diferentes. Quando ambos os perfis considerarem a nota de rodapé útil, então, o sistema vai publicá-la.

Novas ferramentas de segurança do TikTok

No último dia 30, o TikTok também anunciou a disponibilização de novidades em ferramentas de segurança para famílias, criadores e a comunidade da rede social. As novas funções voltadas para o controle parental permitirão que os responsáveis: sejam notificados sempre que o adolescente publique um conteúdo e confira os ajustes nas configurações de privacidade, como a permissão para download de vídeos, por exemplo. A iniciativa busca oferecer maior transparência e participação ativa dos pais na experiência digital dos jovens.

Outra atualização do TikTok direcionada para o bem-estar digital é o lançamento do recurso Missões de Bem-Estar. A funcionalidade propõe uma série de atividades curtas e interativas para ajudar os usuários a desenvolver hábitos digitais mais equilibrados. A novidade foi pensada com base em orientações de especialistas e em pesquisas com jovens, priorizando o reforço positivo em vez de restrições. À medida que as missões são concluídas, os usuários recebem distintivos que incentivam o uso consciente da plataforma e promovem uma relação mais saudável com a tecnologia.

Além disso, o TikTok apresentou um pacote de ferramentas direcionadas à segurança e ao suporte aos criadores de conteúdo. Entre as atualizações, estão:

  • Modo de Proteção ao Criador para filtragem avançada de comentários ofensivos;
  • Recurso de silenciamento no TikTok LIVE que permite bloquear em massa palavras, frases e emojis;
  • Verificação de conteúdo Lite que possibilita verificar possíveis restrições antes da publicação;
  • Caixa de entrada do criador com gerenciamento mais eficiente de mensagens;
  • Sala de bate-papo do criador para oferecer uma interação direta com seguidores elegíveis.

O TikTok afirmou que com essas ferramentas, os criadores “podem assumir riscos criativos, compartilhar suas histórias livremente e estabelecer conexões mais profundas com suas audiências”.

 

Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.