Será o fim do Twitter? Confira outras 5 redes sociais que já morreram
Relembre as redes sociais que fizeram sucesso, mas que não existem mais ou foram esquecidas

Em novembro (2022), as mudanças aplicadas no Twitter por Elon Musk fizeram surgir rumores sobre o fim da rede social. Após a compra da plataforma pelo bilionário, o novo dono do Twitter promoveu uma demissão em massa de milhares de funcionários da empresa e disponibilizou o selo de verificado para contas assinantes. Essas implementações trouxeram questionamentos sobre a segurança e a usabilidade do Twitter, uma vez que as medidas de controle de conteúdo, moderação na plataforma e confiabilidade das informações publicadas podem ser afetadas por essas mudanças.
As preocupações com essas consequências levantaram dúvidas entre os usuários sobre o fim do Twitter e se deveriam deixar o app para trás. A discussão sobre a queda da plataforma fez com que as pessoas relembrassem as outras redes sociais que já morreram e colocassem o assunto em evidência. Por isso, reunimos nesta edição do caderno cinco mídias que fizeram sucesso nos últimos anos e encerraram suas atividades.
Orkut
No começo dos anos 2000, o Orkut foi a rede social mais popular do Brasil. Os brasileiros representavam uma grande parcela dos usuários da plataforma e até hoje lembram com nostalgia de recursos famosos, como as comunidades, os depoimentos e os jogos online. Criada em 2004, a rede social do Google foi desativada em 2014 após a redução considerável no número de usuários. E a ascensão do Facebook é apontada como a principal causa dessa diminuição. Apesar do fim da plataforma, diversos indícios de uma possível volta do Orkut foram divulgados, incluindo um comunicado do seu criador, o engenheiro Orkut Büyükkökten.
Fotolog e Flogão
Lançado em 2002, o Fotolog foi uma rede social de compartilhamento de fotos ainda mais antiga que o Orkut. As postagens na plataforma eram limitadas, sendo possível publicar apenas uma foto por dia com o plano gratuito. O processo de encerramento do Fotolog passou por várias alterações, a primeira desativação aconteceu em 2016, mas devido a pedidos, a rede social voltou ao ar temporariamente para que os usuários tivessem a oportunidade de salvar as suas fotos. Depois, houve uma tentativa de retorno em 2018 com um novo visual e aplicativo, porém com a antiga proposta de apenas uma postagem de foto por dia. O objetivo da empresa era concorrer com o Instagram, promovendo um conceito diferente. No entanto, em 2019, a plataforma ficou fora do ar novamente e não retornou mais, sem ao menos um comunicado oficial.
O Flogão era uma rede social brasileira criada em 2004 e claramente inspirada no Fotolog. A plataforma também possibilitava a publicação de fotos diariamente e tornou-se tão conhecida quanto a sua concorrente americana. Em 2019, o Flogão anunciou o seu encerramento e forneceu um prazo para que os usuários pudessem salvar as suas fotos.
MSN
O MSN foi uma plataforma de bate-papo da Microsoft lançada em 1999. A mídia social esteve entre as plataformas mais utilizadas para troca de mensagens na internet. Além do chat online, o MSN também permitia chamar a atenção de outra pessoa com a função de tremer a tela, enviar emoticons, compartilhar arquivos e até mesmo fazer chamadas de vídeo, sendo esse último um recurso inovador para a época. Ao longo dos anos, a plataforma perdeu espaço para mídias semelhantes, como o Skype, e foi desativada definitivamente em 2014.
Vine
Entre as redes sociais citadas nessa edição, provavelmente o Vine foi o sucesso mais recente. O Twitter comprou a plataforma pouco tempo depois do seu lançamento em 2012 e apenas um ano após a aquisição, o Vine já tinha viralizado. Apesar disso, a rede social teve uma vida curta e foi encerrada em 2016. Recentemente, Elon Musk questionou o público se o Twitter deveria trazer o Vine de volta. E mesmo com uma resposta positiva das pessoas, ainda não existem mais evidências da reativação da plataforma.
Este conteúdo também é publicado no caderno de tecnologia em parceria com o Portal ABCdoABC. Continue acessando a Plataformanet e fique por dentro das novidades sobre o mundo da tecnologia.